Marcadores

O silêncio do Mestre: Morre em João Pessoa o Compositor Alberto Kaplan

Excepcionalmente hoje o Paraíba Percussiva publica duas postagens como uma nota de pesar pela grande perda do músico, maestro e compositor Alberto Kaplan:

"Lamento informar que o compositor, pianista e maestro José Alberto Kaplan faleceu hoje, 29/06/2009, após longo período de enfermidade. Seu corpo será cremado nesta terça-feira, às 10h, no cemitério Caminho da Paz, em João Pessoa.

Com vasta obra composicional, o Maestro Kaplan foi um dos artistas mais importantes na história recente da música no Nordeste - e particularmente na Paraíba -, tendo sido responsável pela formação de inúmeros pianistas e compositores, e pela fundação de várias entidades musicais.

Acima de tudo, o Maestro Kaplan nos deixa um exemplo de dignidade, sabedoria e ternura, que estarão sempre vivos em nosso meio".


Ass. Eli-Eri Moura


José Alberto Kaplan

Nascido em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935. Pianista, professor, compositor e regente, estudou Piano com Arminda Canteros (Rosário - Argentina), Ruwin Erlich (Buenos Aires - Argentina), Nikita Magaloff (Genebra - Suíça) e Wladyslaw Kedra (Viena - Áustria); e Composição e Regência Orquestral com Julián Bautista (Buenos Aires) e George Byrd (Salvador - BA), respectivamente.Recebeu diversos prêmios, entre os quais o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, Espanha, 1960); o 2.º lugar no Concurso Nacional de Obras Corais (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1979), com a obra Vilancicos, para Coro Infantil; e o 1.º Prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1978), com a Suíte Mirim, para piano.Como pianista, atuou nas principais cidades da Argentina e do Brasil.

Em 1972 formou com o pianista Gerardo Parente o Duo de Piano a 4 mãos Kaplan-Parente, cujo objetivo principal foi a divulgação do repertório de autores brasileiros para esse tipo específico de formação camerística. O Duo se apresentou nas principais cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Belém, Brasília, Natal, João Pessoa e outras), sempre com grande sucesso de crítica e público. Nos Estados Unidos, realizou 25 recitais sob o patrocínio dos Partners of America. Posteriormente, o Duo gravou para o selo Marcus Pereira (São Paulo) o disco Piano Brasileiro a Quatro Mãos, considerado pela crítica especializada como um dos 10 melhores lançados no País em 1977.

Foi Regente Titular da Orquestra de Câmara do Estado da Paraíba (1974-1977), da Camerata Universitária da UFPB (1978-1980) e da Orquestra Sinfônica do Estado (1986). Também atuou como Regente do Coral Universitário Gazzi de Sá de 1983 a 1985.Suas composições para Piano, Violão, Coro Misto e diferentes combinações instrumentais foram editadas pela Ricordi (São Paulo), Funarte (Rio de Janeiro), Irmãos Vitale (São Paulo), Chanterelle Verlag (Heidelberg - Alemanha) e Brazilian Music Enterprises (EUA). Várias de suas obras foram gravadas, como a Suíte Mirim, por Ruth Serrão (Funarte - Rio); a Cantata pra Alagamar (Marcus Pereira - São Paulo); o Quinteto para Metais, pelo Quinteto Brassil (COMEP - São Paulo). No exterior, sua Sonatina para Violão foi gravada por Álvaro Pierri para o selo Blue Angel (Frankfurt - Alemanha).

Em 1995 foi lançado, sob o patrocínio das Fundações Banco do Brasil, Casa de José Américo e Espaço Cultural, o CD Kaplan - Obras Escolhidas com uma seleção de oito de suas peças. Em 2003 lançou, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado - Pró-Cult, o CD Obras para Piano de José Alberto Kaplan.Participou, como compositor convidado, das Bienais de Música Brasileira Contemporânea realizadas no Rio de Janeiro nos anos de 1985, 1987, 1989, 1991, 1993, 1995, 1997 e 2005. Tomou parte do Panorama da Música Brasileira Atual, organizado pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro, nas edições de números XVII, XVIII e XIX, e do V Encontro de Compositores em Porto Alegre - ENCOMPOR (1996).Em 1988, sua ópera O Refletor (com texto de sua autoria inspirado na obra teatral de Beltolt Brecht Lux in Tenebris) foi estreada no Teatro Guaíra de Curitiba (Paraná) pelo Grupo de Ópera OFICANTO que, pouco depois, a apresentou no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, quando recebeu críticas elogiosas nas colunas jornalísticas especializadas.Publicou, pela Editora da Universidade Federal da Paraíba, três monografias sobre o ensino da Técnica Pianística. Em 1986, o seu livro Teoria da Aprendizagem Pianística - Uma Abordagem Psicológica foi lançado pela Schott/Movimento (Curitiba/Porto Alegre).

Como professor de Piano e Harmonia, foi convidado a participar dos mais importantes Festivais realizados no País: Ouro Preto (MG), Londrina (PR), Oficina de Música de Curitiba (PR), Vale Veneto (RS), Porto Alegre (RS) e no 1.º Festival Internacional de Música de Natal (RN). Também ministrou Cursos e Masterclasses em Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre e Pelotas (RS), a convite de Universidades e prestigiosas entidades musicais.Idealizador e Diretor Artístico do "Festival de Artes" realizado na cidade de Areia (PB) nos anos de 1976 e 1977.A Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa e de Areia e a Assembléia Legislativa do Estado outorgaram-lhe títulos de cidadania nos anos de 1975, 1976 e 1995, respectivamente.Em 1995, o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba outorgou-lhe a Comenda "José Maria dos Santos" pelos serviços prestados ao movimento cultural do Estado.O Conselho Estadual de Cultura concedeu-lhe, em 1998, o "Diploma de Honra ao Mérito" pelos relevantes serviços prestados à cultura paraibana.

Foi professor de Piano e Matérias Teóricas (Harmonia Tonal, Contraponto e Estética) no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba de 1964 a 1996, quando se aposentou. Reside no Brasil desde 1961, tendo adotado a cidadania brasileira em 1969. A UFPB, por ocasião das solenidades de comemoração do seu cinqüentenário, concedeu a José Alberto Kaplan o título de Professor Emérito e a Comenda Sapientia Aedificat da UFPB, em 2 de dezembro de 2005.
Principais Obras Publicadas
Ricordi - São Paulo:4 Peças para Piano

Funarte - Rio de Janeiro:Vilancicos (coro infantil)
Vamo Vadiá (coro misto a 4 vozes)
Ponteio e Dança (oboé solo)

Irmãos Vitale - São Paulo:Suíte Mirim (piano)
Dança da Graúna (piano a quatro mãos)

Academia Brasileira de Música - Rio de Janeiro:Abertura Festiva (orquestra sinfônica)

Chanterelle Verlag - Heidelberg / Alemanha:Sonatina para Violão

Brazilian Music Enterprises / Estados Unidos:Quinteto de Sopros
Caboclinhos para Quinteto de Sopros

Kagarice Brass Editions - Denton-Texas (EUA):Três Peças para Trombone e Piano


Gravações FonográficasVárias de suas obras - originais e transcrições - foram gravadas no País e no exterior:
Sonata, para trompete e piano - Naílson Simões (trompete) / José Henrique Martins (piano) - CD Trompete Solo / Academia Brasileira de Música - Série Digital.
Quinteto de Sopros - Quinteto Villa-Lobos / CD Fronteiras.
Quinteto para Metais - Quinteto Brassil - CD / COMEP - São Paulo.
Três Peças, para trombone e piano - Wagner Polistchuk (Trombone) - CD Coletânea / Digital Audio Compact Disc.
Três Peças, para trombone e piano - Radegundis Feitosa (Trombone) - CD Trombone Brasileiro.
Catimbó, para coro misto - Grupo Vocal Rendex Vox; regente: Maestro Carlos Galvão. CD UFPB / Editora Universitária.
Vamo Vadiá, para coro misto - Coral Unisinos; regente: Maestro José P. Boessio. CD Universidade.
Duas Peças, para violoncelo e piano - Raiff Dantas Barreto (Violoncelo) - CD Carrapicho / Governo do Estado da Paraíba - FUNESC.
Kaplan - Oito Obras Escolhidas - Intérpretes diversos - CD contendo: 3 Sátiras, para piano; Quinteto para Metais; Quinteto de Sopros; Burlesca, para piano e quinteto de metais; Improvisação, para flauta solo; Ponteio e Dança, para oboé solo; Três Peças, para trombone e piano; Nazaretheando, para duo de violoncelos / Fundação Casa de José Américo / FUNESC / Fundação Banco do Brasil.
Obras para Piano de José Alberto Kaplan - Intérpretes: Eldia Carla de Farias, José Henrique Martins, Vânia Camacho - CD contendo: Variantes, para dois Pianos; Dança da Graúna, para Piano a 4 Mãos; 4 Peças para Piano; Suíte Mirim; 3 Sátiras; Sonatina Breve; 3 Peças Curtas; Prelúdio e Fuga; Sonata, para piano / PROCULT / FUNESC / Universidade Federal da Paraíba.
Villa-Lobos / Transcrição de José Alberto Kaplan. Três Cirandas - Quinteto Brass´il - Nimbus Records - Inglaterra.
Nazareth / Transcrição de José Alberto Kaplan. Escorregando - Quinteto Brass´il - Nimbus Records - Inglaterra.
Nazareth / Transcrição de José Alberto Kaplan. Brejeiro - Quinteto Brass´il - Nimbus Records - Inglaterra.
(fonte: site COMPOMUS)
Veja catálogo de obras completas aqui

Nenhum comentário: