Marcadores

Encerram-se hoje inscrições para 29º Festival de Música de Londrina (PR)



O professor Marcelo Casagrande nas fotos ao lado






Encerram-se hoje as inscrições para o 29º Festival de Música de Londrina no Paraná. As inscrições podem ser feitas on-line. O festival oferecerá práticas de conjunto (bandas sinfônicas, orquestras, big bands, coros, óperas, etc.), cursos de regência, cursos para crianças, cursos especiais, estrutura musical, instrumentos e música popular. O professor de percussão sinfônica do festival será Marcelo Casagrande (LDA). O professor de bateria será João Cortez

Marcelo Casagrande

Natural de Londrina – PR, iniciou seus estudos musicais com o Maestro Othônio Benvenutto e estudou percussão com o professor Luiz D’Anunciação (OSB) no Colégio Preparatório de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, e na Escola Brasileira de Música no Rio de Janeiro. Graduou-se em Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina -PR, e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela Universidade do Missouri - Columbia (USA) sob a orientação da Dra. Julia Gaines.

Também estudou com John Bouldler e Ney Rosauro, e participou de masterclasses com L.H. Stevens, She-Woo, Gordon Stout, Eric Sammut, Mark Ford, Stewart Mars, Alan Abel e Anthony Cirone. Durante seus estudos na Universidade do Missouri, integrou o MU Graduate Percussion Quartet, apresentando-se em vários eventos da Percussive Arts Society (PAS), e no Festival Internacional de Percussão de Porto Rico. Profissionalmente têm participado como músico convidado em concertos e gravações com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-música (OPPM), Orquestra Sinfônica do Paraná, Missouri Symphony Orchestra (USA), e Columbia Civic Symphony Orchestra (USA).

No ano de 2002 desenvolveu o projeto “Marimba Solo”, com performances por diversas cidades do estado do Paraná apresentando o repertório solo para marimba. Atualmente é timpanista - chefe de naipe da percussão da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Têm se apresentado frequentemente em recitais solo e de música de câmara em Londrina e região, sempre divulgando repertório para percussão. Em 2008, juntamente com a OSUEL, solou o Divertimento para Marimba e orquestra de cordas de Radamés Gnattali Paralelamente também é vibrafonista do grupo instrumental “É pra Jazz” e percussionista do Quarteto “Descobertas”,que em 2009 se apresentaram em vários concertos na Suíça e Itália. No Festival de música de Londrina, foi professor em 2007 e professor assistente da Dra. Julia Gaines (USA) em 2008

Percussão Sinfônica

O curso de percussão sinfônica terá como ênfase os instrumentos de percussão usados em orquestras e bandas sinfônicas. Serão ofertadas aulas individuais e coletivas, para alunos desde iniciantes até níveis mais avançados. Serão trabalhados aspectos relativos às técnicas específicas da execução - através de métodos, estudos, e solos - de:instrumentos de membrana (tímpanos, caixa-clara, bombo, etc.); instrumentos de teclado (marimba, vibrafone, etc.); e diversos outros idiofones (triângulo sinfônico, pratos a 2, prato suspenso, etc.). Também serão abordados aspectos relativos à história e o repertório para a seção de percussão. Outras atividades serão: a) a formação de grupos de percussão para a prática de câmera que enfatizará o repertório específico para percussão, b) discussão sobre a preparação para a performance, c) o desenvolvimento artístico, técnico e musical.

João Cortez (RJ)
Baterista, Percussionista e Compositor, natural do Rio de Janeiro. Começou a carreira como Percussionista e logo após seguiu para a Bateria. Estudou com professores particulares e com Johngalm no Curso de Percussão Contemporânea. Trabalhou em shows nacionais com Ivan Lins, Gonzaguinha, Joanna, Quarteto em Cy, Roberto Menescal, Wanda Sá, Cris Dellano, etc.

Dentre os shows internacionais em que atuou, destacam-se as seguintes turnês:
- Japão 1990 (Johnny Alf, Doris Monteiro, Mestre Marçal e Lisa Ono).
- Japão Maio à Dez. de 1991 (Lisa Ono e Hélio Celso).
- Portugal 1988 e 1989 (Joanna).
- Bolívia 1989 (Gilson Peranzzetta e Sebastião Tapajós).
- Espanha (Quarteto em Cy, Maria Creuza, Carlos Lyra e Gilson Peranzzetta).
- Itália 2001 (Roberto Menescal, Danilo Caymmi, Marcos Valle e Wanda Sá).
- Argentina 2004 (Roberto Menescal e Wanda Sá).
- Argentina 2005 (Gilson Peranzzetta Trio).
- Miami 2007/2009 (Roberto Menescal e Cris Dellano).
- Austrália e Cingapura 2008 (Roberto Menescal, Wanda Sá, Marcos Valle e Vinícius Cantuária)

Discos:
Brasilidade (João Cortez e Sebastião Tapajós)

Discos diversos: Ivan Lins (8 discos), Gonzaguinha (8 discos), Maria Creuza (3 discos), MPB4 e Quarteto em Cy (5 discos), Alceu Valença, Fatima Guedes (3 discos), Joanna (4 discos), Billy Blanco (3 discos), Wanda Sá (3 discos), Roberto Menescal (2 discos), Gilson Peranzzetta (6 discos), Adriano Giffoni (3 discos), Antônio Adolfo, Maurício Einhorn (2 discos), Hélio Celso (Japão) e Joe Carter (U.S.A)

Principais Workshops:
Escola de Música de Brasília (Curso de Verão), Faculdade Estácio de Sá (RJ), Escola de Música de Tatuí (SP) e Festival de Jazz de Governador Valadares (MG).

Bateria

O Curso de bateria tratará de diversos assuntos de interesse deste instrumentista. Anatomia do baterista: descontração muscular, posição das mãos, movimento de pulsos e de dedos, rebote da baqueta, linha da trajetória da baqueta e uso da vassoura. Escrita e leitura: unidade de tempo, de compasso, pausa, ligadura, ponto, sinais e convenções. Tabela de valores, compassos simples, compostos e Alternados.Exercícios de Toque Simples e Duplo, Paradidlews, Acentuação e etc.Exercícios de Rufos : Simples, Duplo, com movimentos Alternados, Aponjatura, Grupetos e etc. Exercícios de Bumbo e Hi-Hat. Exercícios de Leitura.Apresentação de Ritmos Brasileiros : Populares e Folclóricos. A Influência do Jazz na Música de um Modo Geral. Como não deixar que as influências interfiram na sua Personalidade Musical. Comentários sobre diferentes estilos de Músicos.Aulas práticas: Execução e Leitura

Nenhum comentário: