Marcadores

Grupo de Percussão da UFMG se apresenta na série Viva Música


O grupo de Percussão da UFMG se apresentou ontem, quarta-feira, na Série Viva Música na Escola de Música da UFMG sob a coordenação do professor Fernando Rocha (foto ao lado). O concerto aconteceu no auditório Fernando Mello Vianna (av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha). No programa constaram músicas de Toru Takemitsu (Japão); Fisher Tull (Estados Unidos); Sean Griffin (Estados Unidos); Claude Debussy (França); Emmanuel Séjourné (França) e John Cage (Estados Unidos).

Antes, às 17h40, Fernando Rocha fez palestra sobre o tema O surgimento do repertório para percussão na música ocidental: John Cage e sua contribuição. O repertório do Grupo de Percussão reuniu música contemporânea escrita originalmente para percussão e também arranjos de compositores de várias épocas, para uma gama de instrumentos que incluem marimba, vibrafone, xilofone, tímpanos, bateria, pandeiro, gongos e até objetos como latas, panelas de freio e o próprio corpo dos músicos.

O Grupo de Percussão da UFMG nasceu em 1998, ano em que foi criado o curso de bacharelado em percussão nesta universidade. Desde então, tem participado de eventos promovidos por diferentes instituições, dentre os quais, da série Concertos do Século XX, da Fundação Clóvis Salgado e de atividades da Fundação de Educação Artística e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além de encontros nacionais e internacionais.

Tem o seu trabalho registrado em dois CDs e participações especiais em trabalhos de outros grupos e artistas. É formado atualmente por Bruno Santos (convidado), Felipe Bastos, Felipe Kneipp, João Paulo Drumond, José Henrique Viana, Matheus Bahiense, Rafael Melo, Saulo Giovannini e Yuri Vellasco.
Fernando Rocha, coordenador do grupo, é professor de percussão da UFMG desde 1998. Em 2008, concluiu o seu doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá) com pesquisa em performance de obras para percussão e recursos eletrônicos. Ao longo se sua carreira, tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais.

Também tem colaborado com vários compositores na criação de novas obras, como a primeira audição de obras de Almeida Prado, Sérgio Freire, Maurício Dottori (Brasil), Lewis Nielson, Jacob Sudol (EUA), Nicolas Gilbert, Geof Holbrook, Brian Cherney, D. Andrew Stewart (Canadá), Javier Parrado (Bolívia) e Mario Alfaro (Costa Rica).

Em 2007, apresentou também uma palestra/concerto sobre obras para percussão e eletrônica durante o Festival Internacional de Percussão (Pasic/2007). Esta participação recebeu destaque na Percussive Notes, revista norte-americana especializa em percussão.

Nenhum comentário: