Marcadores

Duo Graffiti nos Concertos ADunicamp (SP)



A suavidade dos dois instrumentos (flauta e marimba) traz uma sonoridade muito original: alegria e nostalgia. A percussão de teclado (marimba) é um contraponto rítmico e um acompanhamento alentador para a flauta, ora com suas notas duradouras ora em suas firulas e seus estacatos.
Motivados em criar um repertório inédito para esta formação, Cassia Carrascoza e Ricardo Bologna fizeram pessoalmente diversos pedidos a arranjadores brasileiros e quando possível para compositores, resultando uma delicada junção de música brasileira e argentina criada ao longo da história do século XX que enleva a alma. O resultado é onírico, sentimental e visceral. Transpor, por exemplo, Piazzolla para marimba e flauta é um feito que precisa ser compartilhado em salas de espetáculo.
A flautista paulista Cassia Carrascoza sempre nutriu um desejo de realizar um trabalho melódico mais acessível ao grande público. Nesse concerto o destaque é para as músicas brasileira e argentina, suas afinidades e dissonâncias. É um trabalho que melodia, harmonia e ritmo se encontram de forma minimalista, visto a opção dos instrumentos. É a

realização de um complexo ajuste de grandes solistas.
Ricardo Bologna nesse trabalho mostra sua excelente técnica, sua força de interpretação e o prazer de tocar a marimba, este instrumento mágico que faz as vezes de instrumento harmônico, ritmico e melódico. Em DUO GRAFFITI todo universo de Ricardo Bologna flui em sintonia de uma única flauta, levando a platéia à singeleza de um mundo próximo da alma sul americana na intimidade, que diverge do cotidiano conturbado dos países.
Cássia Carrascoza

Nasceu em São Paulo, em 1968. Flautista, graduou-se na ECA-USP, onde também concluiu o mestrado em musicologia. Em 1993, com bolsa da Fundação Vitae, foi estudar com István Matuz na Academia Liszt Ferenc de Budapest. Em 1997, mudou-se para Amsterdã, onde estudou no Sweellinck Conservatorium. Dos prêmios que recebeu, destaca-se o de Jovens olistas da Orquestra Experimental de Repertório e o IX Prêmio Eldorado de Música. Integrante da Camerata Aberta, do Percorso Ensemble, é, desde 1990, primeira flauta do Teatro Municipal de São Paulo e, desde 2000, primeira flauta da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. É professora na EMESP- Escola de Música do Estado de São Paulo.
Ricardo Bologna

Nasceu em São Paulo, em 1970. É percussionista da OSESP, diretor artístico do Percorso Ensemble e professor da USP. Graduou-se em música pela UNESP. Em 1995, ganhou o I Prêmio de Virtuosidade do Conservatório de Música de Genebra.
Em 1997, especializou-se em marimba no Conservatório de Rotterdam. Fundou, com Eduardo Leandro, o DuoContexto, que obteve o 2º lugar no VI Prêmio Eldorado de Música. Depois de uma residência no Centro Internacional de Percussão, em Genebra, o duo recebeu o 1º Prêmio no Internationaler Musikwettebewerb für die Kultur, em Düsseldorf.

Nenhum comentário: