Marcadores

Jorge Sacramento será solista com a OSBA em Concerto de Percussão (BA)

Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia
Solista - Professor Jorge Sacramento
Concerto para Percussão e Orquestra (2007)
Peça do compositor Wellington Gomes
Dia 24 de novembro às 20h no Teatro Castro Alves
Salvador- BA



O percussionista Jorge Sacramento, professor da Escola de Música da UFBA (EMUS), fará será solista com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no dia 24 de novembro no Teatro Castro Alves em Salvador (BA) no Concerto para Percussão e Orquestra composto por Wellington Gomes em 2007 e dedicado ao Prof. Jorge Sacramento. O concerto é dividido em três movimentos, apresentando uma idéia musical pensada para ser executada por um multi-instrumentista da percussão. O primeiro movimento apresenta uma tendência musical mais dentro do ambiente sinfônico ocidental, com a significativa utilização de tímpanos e marimba. O segundo movimento, composto com a intenção de explorar a marimba, testa a musicalidade e a habilidade técnica do instrumentista. E o terceiro movimento, envolvido por uma temática rítmica afrobrasileira, explora a habilidade do percussionista numa alternância constante entre variados instrumentos de percussão.

 JORGE SACRAMENTO - Nascido em Salvador, iniciou seus estudos de bateria em 1983 no curso livre da Universidade Católica. Em 1986, ingressou no curso básico de percussão da Universidade Federal da Bahia e depois aperfeiçoou seus estudos de percussão clássica, se graduando nessa modalidade. Durante esse período o músico se apresentou com a Orquestra e banda Sinfônica da UFBA, além do Conjunto de Música Contemporânea Bahia Ensemble. Desde 1994, Sacramento vem apresentando um recital solo, sempre no mês de dezembro na Reitoria desta Universidade, com a participação de vários músicos, do Núcleo de Percussão da UFBA.

Como músico popular, já se apresentou com vários artistas da música na Bahia, como por exemplo: Clara Ghimel, Guida Moira, Confraria da Bazófia, Gang Bang, Janela Brasileira, entre outros. Já gravou discos de vários artistas: Andréa Daltro, Joatan Nascimento, Juvino Alves, Lindemberg Cardoso, Janela Brasileira, Confraria da Bazófia, Paulo Lima e Wellington Gomes, entre outros. Além disso, Sacramento é timpanista oficial das Novenas das Festas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim.

Hoje, além de professor de Percussão da UFBA, Jorge é percussionista/assistente da Orquestra Sinfônica da Bahia. Também coordena vários projetos de extensão na Escola de Música, inclusive o Núcleo de Percussão, e atualmente é Doutorando em Educação Musical pela UFBA.

Nenhum comentário: