Marcadores

Fernando Rocha e Edu Ribeiro são os professores do Festival de Domingos Martins (ES)

O percussionista Fernando Rocha (MG) será o professor do XVIII Festival de Inverno de Domingos Martins no Espírito Santo. O evento será realizado de 22 a 31 de julho de 2011. O tema do festival é ´Passeando por Franz Liszt e Nelson Cavaquinho`. O professor de bateria do festival será Edu Ribeiro (SP). As inscrições podem ser feitas AQUI

 FERNANDO ROCHA

 Fernando Rocha é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1998. Em 2008, concluiu o seu doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá) com pesquisa em performance de obras para percussão e recursos eletrônicos. Durante os 4 anos em que residiu em Montreal, estudou com Aiyun Huang e D’Arcy Philip Gray e participou do projeto McGill Digital Orchestra, coordenado pelos professores Sean Ferguson e Marcelo Wanderley. Fernando Rocha possui também um mestrado em música pela UFMG e um Bacharelado em Percussão pela UNESP, onde tocou com o grupo PIAP e estudou com John Boudler, Eduardo Gianesella e Carlos Stasi.

Ao longo se sua carreira, tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, França e Portugal). Também tem colaborado com vários compositores na criação de novas obras, tendo realizado a primeira audição de obras de Almeida Prado, Roberto Victorio, Sérgio Freire, Maurício Dottori (Brasil), Lewis Nielson, Jacob Sudol (USA), Nicolas Gilbert, Geof Holbrook, Brian Cherney, D. Andrew Stewart (Canadá), Javier Parrado (Bolívia) e Mario Alfaro (Costa Rica)

EDU RIBEIRO

Eduardo José Nunes Ribeiro (Edu Ribeiro) nasceu em Florianópolis no dia 13 de janeiro de 1975. Autodidata, aprendeu a tocar bateria aos oito anos de idade e aos 11 já se apresentava em bailes com a banda de sua família (Stagium10).

No período em que cursava música popular na Unicamp, aproximou-se da música instrumental, e seu grupo Água (com Chico Saraiva e José Nigro) foi um dos selecionados para o projeto de música instrumental O Som da Demo, promovido pelo SESC/SP em 1995.

Em 1996 mudou-se para São Paulo, onde teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas, entre eles Yamandú Costa, Chico Pinheiro, Johny Alf, Rosa Passos, Ivan Lins, Arismar do Espírito Santo, Joyce, Dori Caymmi, Léa Freire, Bocato, Hamilton de Hollanda, Toquinho, Paulo Moura, Dominguinhos, Toninho Ferragutti, Ernán Lopez-Nussa, entre outros.

Sua experiência no exterior inclui festivais como o Festival de Montreux, Kutchan Jazz Festival e Blue Note Yokohama, Parliament Jazz Festival, Imst Jazz, Festival de Frascatti e Niemegen, e em teatros na Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Tailândia, Singapura, Taiwan, Chile e Equador. Edu trabalha como professor na Faculdade Santa Marcelina e realiza workshops para alunos de bateria da Unicamp. Acompanha regularmente artistas como Yamandú Costa, Chico Pinheiro, Toquinho, entre outros.

Como trabalho próprio, lançou os CDs “Corrente”, (com Paulo Paulelli e Fábio Torres-2005), “Horizonte” (com Daniel D’Alcântara, Vitor Alcântara, Sizão Machado e Tiago Costa -2003) e “Água” (com Chico Saraiva e Zé Nigro -1999), e foi responsável pela trilha do documentário “Carroceiros”, do diretor Alexandre Rathsam (2005). Atualmente dedica-se ao lançamento do seu disco “Já tô te esperando”, com composições próprias e participações de Chico Pinheiro, Daniel D’Alcântara, Fábio Torres, Paulo Paulelli, Thiago do Espírito Santo e Toninho Ferragutti

Maiores informações:
http://www.festivaldomingosmartins.com.br/

Nenhum comentário: