Em setembro de 2006, aos 77 anos
É com grande pesar que informamos o falecimento do legendário baterista de Jazz Joe Morello aos 82 anos. Ele faleceu neste dia 12 de março de 2011 no hospital de ataque cardíaco. Joe influenciou gerações de músicos e permanecerá para sempre em nossas memórias.
Algumas de suas publicações e gravações AQUI
Joe nasceu em 17 julho de 1928, em Springfield, Massachusetts Deficiente visual desde o nascimento, Joe começou a estudar violino aos 6 anos de idade, por incentivo da sua família. 3 anos depois, aos 9 anos, solou com a Orquestra Sinfônica de Boston, o concerto para violino de Mendellson, solando novamente aos 12 anos. Mudou seu rumo aos 15 anos, após concluir que nunca alcançaria o som de seu grande ídolo na época: Jascha Heifetz.
Iniciou seus estudou de percussão com Joe Sefcik. Suas experiências musicais iam da percussão rudimentar à apresentações em casamentos e eventos sociais. Seu professor então, lhe recomendou que fosse estudar em Boston com o grande George Lawrence Stone. Stone foi o responsável pelo desenvolvimento da técnica de Joe, mas principalmente o fez enxergar seu potencial no jazz e na bateria. Stone impressionou-se tanto com as idéias de Morello que dedicou o livro Accents and Rebounds a ele. Joe tornou-se o melhor baterista de Springfield e campeão na percussão rudimentar. Posteriormente Joe estudou com o percussionista Billy Gladstone.
Com o Dave Brubeck Quartet em 1967
Mudou-se para Nova York. Participou de diversos grupos, turnês e temporadas. Deu grandes contribuições educacionais para a percussão bem como a área do jazz, com a publicação de diversos métodos e através de suas clínicas, palestras e apresentações. Joe apareceu em mais de 120 álbuns e CD´s, dos quais 60 foram com o Dave Brubeck Quartet. Ganhou o prêmio da revista Downbeat por cinco anos consecutivos como o melhor baterista. Sua canção mais famosa é "Take Five" do álbum de 1959 "Time out". Provavelmente foi um dos mais célebres bateristas da história do jazz.
Saiba mais no site : http://www.joemorello.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário