Marcadores

3º Dia Percussivo terá estrutura maior que o ano anterior

A percussionista Wênia Xavier, idealizadora do Dia Percussivo em João Pessoa

O 3º Dia Percussivo, projeto idealizado pela percussionista paraibana Wênia Xavier e apoiado em 2010 pelo Fundo Municipal de Cultura contará este ano com uma estrutura maior do que a do ano passado. O evento surgiu em 2007, com uma idéia inicial de poder ter um evento na cidade onde o grupo de percussão da escola pudesse se apresentar (uma vez que os espaços para este tipo de atividade são limitados), bem como reuniar as diversas atividades envolvendo a percussão que a Escola de Música Anthenor Navarro desenvolve como as audições semestrais.


Na primeira edição em 2007, contou-se timidamente com dois recitais de percussão dos percussionistas Pedro Freire e Ismark Nascimento. Com uma palestra da Bailarina e professora de dança do Ventre e Tribal Kilma Farias e do Percussionista João Cassiano demonstrando sobre as semelhanças dos ritmos orientais e brasileiros. Apresentaram-se além dos alunos da EMAN na audição, o grupo de tambores japoneses Taiko, o projeto Café com Pão, o grupo de percussão da UFPB, o grupo percussons e o Grupo Nação Maracahyba, além da apresentação pelos alunos da escola de 5 seminários.

Cartaz do 2º Dia Percussivo
A segunda edição em 2009, o evento contou com um grande apoio da Universidade Federal da Paraíba e da Estação Cabo Branco. No ano passado, o 2º Dia Percussivo contou com a participação de 16 grupos de percussão erudita, percussão popular e bateria, com 8 seminários e com o I Concurso de Percussão Odair Salgueiro (in memorian), homenageado desta edição

O 3º Dia Percussivo, que acontecerá dia 16 de dezembro de 2010, na Estação Cabo Branco (Estação Ciência) com o apoio do Fundo Municipal de Cultura, possibilitará o acesso à formação de novas platéias viabilizando o transporte de 18 escolas municipais dos 9 pólos da cidade. Serão 24 grupos apresentando-se durante todo o dia, além de 3 oficinas, 10 seminários, Uma mostra de vídeos e uma exposição de instrumentos de percussão de artistas paraibanos e algumas lojas e marcas. Este ano o homenageado é o percussionista Baixinho do Pandeiro que também se apresentará e ministrará oficina.

Maiores informações:

Nenhum comentário: