Marcadores

Falece o percussionista Nelson Carneiro

Nota de Falecimento

Nelson Carneiro , grande percussionista e pessoa, faleceu esta tarde de câncer generalizado. Perdemos um dos melhores instrumentistas de sua geração. O velório  será no cemitério da Quarta Parada nesta noite e o enterro amanhã à tarde em horário a ser confirmado.

Formação profissional


Foi aluno da Universidade Livre de Música de 1990 até 1995, onde teve aulas de bateria com o Professor Beto Caldas e de percussão popular com o Professor Ari Colares. Em 1996 tornou-se aluno da Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM), onde teve aulas de percussão com Joaquim Abreu e de tímpano com a professora Elizabeth DelGrande. No ano de 2004 concluiu o bacharelado em percussão pela Universidade de São Paulo (USP) sob orientação dos professores Carlos Tarcha e Elizabeth DelGrande. Participou dos festivais de Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas e Fortaleza. Participou do “Projeto Academia” da Orquestra Sinfônica da USP de 2003 a 2005.


Experiências Recentes

foi vencedor do 14º Projeto Nascente USP (2005) executando a peça Time para marimba do compositor japonês Minoru Miki;

participou do CD do “Festival Música Nova” com o grupo “Núcleo Avançado de Performance”, grupo formado por professores e ex-alunos do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, em projeto patrocinado pelo SESC. Participou da gravação do CD “Música Brasileira Contemporânea para Soprano e Percussão” (2005) ao lado de Joaquim Abreu, Elizabeth DelGrande, Eduardo Gianesella, entre outros. Este CD recebeu o prêmio Diapason de Ouro;

participou do “Festival Música Nova” (2007). Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Percorso Ensemble, “Materiales” Grupo de Percussão Brasileira Contemporânea, entre outros. Foi também percussionista da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (de 2000 a 2005);

Foi professor do Conservatório Municipal de Guarulhos, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e da Escola do Auditório Ibirapuera. Foi professor do Festival de Inverno de Itu em 2008 e 2009.

Nossos pêsames a todos os familiares e amigos.

Nenhum comentário: