Marcadores

Concurso para Professor de bateria e percussão no IFPE (PE)

Estão abertas inscrições as inscrições para Concurso público de provas e títulos para o cargo de professor de ensino básico, técnico e tecnológico para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco para o Campus de Belo Jardim. Uma das vagas é destinada a professor de bateria e percussão. O eixo principal de atuação será linguagens, códigos e tecnologias para ministrar as disciplinas Instrumento I ao VIII. O requisito minimo é graduação em música com  ênfase em bateria e percussão.

As inscrições podem ser realizadas de 03 a 13 de maio de 2010 no site do IFPB (http://www.ifpe.edu.br).o/ valor da inscrição é de RS53,00. O concurso será realizado em 3 etapas: prova escrita de conhecimentos específicos, prova de desempenho e prova de títulos. Para a performance musical deverá ser apresentado:

1 - Execução da peça Shortin’ Bread de Joe Morello.
2 - Execução de uma peça de livre escolha para bateria.
3 - Execução de um solo de caixa-clara do método de John S. Pratt
4 - Execução de um dos 150 Rudimental Solos de Charley Wilcoxon para caixa-clara.
5 - Execução de uma peça de livre escolha para bateria,usando vassourinhas (brushes).
6 - Execução dos seguintes ritmos: Samba, maxixe, baião, maracatú, jazz, rock, blues,frevo, funk, côco.
7 - O candidato deverá demonstrar proficiência em percussão, e executar alguns ritmos a pedido da banca.
8 - Executar 10 dos 40 rudimentos da PAS (PERCUSSIVE ARTS SOCIETY) na caixa-clara.
9 - Demonstre em trechos de solo e de acompanhamento, as diferentes dinâmicas utilizadas na bateria, do PP ao ff

PROGRAMA

1. Técnicas de Execução: Tradicional e “Matched Grip”. Princípios e recomendações para seu uso particularizado e uso combinado; 2. O método desenvolvido por Sanford A. Moeller; 3. Técnica de Vassouras: técnica aplicada às vassourinhas (brushes) em seus diversos estilos musicais especificamente estilo musical brasileiro; 4. Técnica de pedal: as técnicas de pedal simples e duplo; Os precursores do pedal duplo; Seu desenvolvimento até os dias atuais; 5. Técnicas de Afinação: os princípios utilizados para afinação da Bateria; os diferentes estilos musicais; Afinação dos tambores e caixa-clara; 6. Cruzamento de Baquetas: as possibilidades de cruzamento de baquetas aplicadas à bateria; 7. Frases Lineares: a aplicação de frases lineares na bateria, com quiálteras e semicolcheias; 8. Ritmos Brasileiros: os principais ritmos brasileiros e suas variações. O ritmo e os bateristas mais representativos do Brasil, seus estilos musicais e sua discografia. 9. Ritmos Estrangeiros: os principais ritmos estrangeiros e suas variações; 10. Independência e Polirritmia: Estudos técnicos voltados à independência dos membros superiores e inferiores.

Nenhum comentário: