Marcadores

Tatuí sedia o 4º Encontro Internacional de Percussão

A cidade de Tatuí será a capital internacional da percussão durante os dias 12 a 15 de novembro de 2009, com a realização do 4º Encontro Internacional de Percussão, evento organizado pelo Governo de São Paulo, através do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. As atrações serão: Matt Wilson, John Grant, Alonso Acosta, Hands On´Semble, Dalga Larrondo, Vinícius Barros, Sérgio Barba, Gersinho da Banda, TuoPali Duo, Paticumpá, Umbigada Paulista de Tietê e Grupo de Percussão da Universidade Federal de Uberlândia e PIAP. Criado com objetivos de oferecer formação técnica via workshops e oficinas, além de entretenimento por meio de concertos em diferentes áreas, o 4º Encontro Internacional de Percussão tem coordenação de Luis Marcos Caldana e destaca-se pela variedade de gêneros musicais envolvidos – do regionalismo da umbigada ao repertório meticuloso do Hands On´Semble, passando pela técnica de Matt Wilson. Os workshops e oficinas técnicas são voltados a instrumentistas de qualquer nível de conhecimento musical. “Priorizamos a formação pedagógica e a qualidade artística do evento. Os estudantes de música terão a oportunidade de participar de aulas com nomes que são referências no universo da percussão. Já o público, poderá assistir a apresentações especialíssimas, que priorizarão, inclusive, o segmento infantil”, revela Caldana. As aulas técnicas acontecem de 13 a 15 de novembro. Haverá aulas de Percussão Rudimentar, com o americano John Grant; Samba e Seus Instrumentos: Singular e Plural, com Vinícius Barros, Sérgio Barba e Gersinho da Banda; Percussão Múltipla e Tímpanos, com os espanhóis do TuoPali Duo; Vibrafone, com o peruano Alonso Acosta; Frame/Hand Drums, com os americanos Randy Gloss e Austin Wrinkle; Percussão Persa, com Houman Pourmehdi; e Bateria, com Matt Wilson. Confira abaixo a programação do 1º Dia.

.:PROGRAMAÇÃO:. 12/11/09 Quinta-feira

.:Tarde:.
Recepção dos Participantes e Entrega de Materiais
Hora: 14h
Local: Bilheteria do Teatro Procópio Ferreira

.:Noite:.
Abertura Oficial com o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Participação especial: Andreza Carolina Tagliaferro, bailarina
Hora: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira

O GPC (Grupo Percussionista de Câmara) é o mais antigo em atividade no país, em atividade por mais de três décadas ininterruptas. O grupo, nasceu sob comando de Javier Calvino, em 1975, no Conservatório de Tatuí, com a idéia era oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo. O grupo foi coordenado por Javier Calvino até o ano de 1991, Eduardo Gianesella até 1997 e atualmente é coordenado pelo por Luis Marcos Caldana. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica e no ano de 2009, a partir de um processo de profissionalização, o grupo passou a ser denominado Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, resgatando e valorizando sua instituição e município de origens.

Para saber mais sobre o Grupo:
Grupo de Percussão de Tatuí é o mais antigo em atividade no país.
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz homenagem ao folclore.  
Obras históricas marcam concerto do Grupo de Percussão de Tatuí.

Luís Caldana (Coordenador do evento)
Formado em tímpanos, percussão e acessórios pelo Conservatório de Tatuí e em Educação Artística pela Faculdade Asseta, Caldana já freqüentou aulas com alguns dos principais percussionistas do país, entre eles Javier Calvino, John Boudler, Elisabeth Del Grande, Luis Almeida D’Anunciação, Carlos Tarcha e Eduardo Gianesella. Atuou como solista na Ópera Infantil "A Peste e a Intrigante", de Mário Ficarelli (em 1986) e, em parceria com o saxofonista Erik Heimann - formando o "Duo Áries" – conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara "Henrique Niremberg", na cidade do Rio de Janeiro. Como professor de percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró Bandas desde sua fundação, em 1997. Por dois anos, representou o Conservatório de Tatuí na Midwest Clinic (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras), em Chicago, nos Estados Unidos. Também ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu um Grupo de Percussão em Budapeste, na Hungria. O mesmo trabalho foi desenvolvido no Encontro Internacional de Percussão em Monterrey, no México. Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais do Estado do Kentucky (Estados Unidos), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira - "Cinco Variações Para Um Percussionista Solo e Banda" -, dedicada a ele. Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por três anos o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí. Atualmente, além de coordenar o Grupo de Percussão, é professor e coordenador da área de percussão, é tímpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministra aulas na Escola Livre de Música, em Itapetininga.

Cléber Campos (Assistente de coordenação)
Iniciou seus estudos em 1990 no Conservatório Lira São João, em Piedade-SP, seguindo o aprendizado no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e Unicamp (Universidade de Campinas). É graduado, mestre e doutorando pela Unicamp. Formado em percussão erudita e bateria pela Unicamp, tem atuado em orquestras sinfônicas como a Municipal de Campinas, Ribeirão Preto, Jovem da Unicamp, TV Cultura, Sinfônica da Unicamp, entre outras. Tocou com importantes percussionistas como Stuart Marrs (EUA), Anders Astrand (Suécia), Angel Frette (Argentina), Igor Lesnik (Croácia), Michael Udow (EUA), Carmen Carrigó (Espanha), dentre outros. Apresentou-se em diversos eventos internacionais, destacando: IPEW - Internacional Percussion Week (Croácia), BUMfest - International Percussion Groups Festival (Eslovênia), Paisatges Sonors Interactius (Espanha), Performa`07 (Portugal) e Teatro Karl Marx (Cuba). Em 2008 concluiu seu trabalho de mestrado na Unicamp com fomento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). No mesmo ano, ingressou no curso de doutorado da mesma universidade, onde pesquisa a interação entre novas interfaces tecnológicas e percussão, sob a orientação do professor-doutor Jônatas Manzolli. Em 2005, formou o Duo Paticumpá junto ao percussionista Cesar Traldi. Atua também como professor do curso de percussão da Unasp (Universidade Adventista de São Paulo) e do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” deDramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí (SP). Recentemente foi aprovado em concurso público para professor de bateria e percussão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal (RN).

Fonte: Conservatório de Tatuí 
           www.itu.com.br/home/










Nenhum comentário: