Marcadores

Programação V ELAP - 07/11/2009

Hoje chega ao fim a edição do V Encontro Latino America (V ELAP), confira abaixo a programação de hoje.

MANHÃ

Palestra sobre marimba com Angel Frette (Argentina)

Local: Campus Santa Mônica - Bloco 3M

Hora: 9h
Sobre Frette:
iniciou seus estudos de percussão com Juan Ringer. Desde 1988 é percussionista da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires – Teatro Colón. Realizou a estréia mundial de oito concertos para marimba e orquestra, todos eles de compositores argentinos. Aperfeiçoou seus estudos em Nova York com o marimbista William Moersch, em 1994 e 1995 com o apoio das fundações: Teatro Colón, Antorchas e Proscenio. Apresentou-se como solista de marimba no Brasil, Uruguai, Chile, Porto Rico, México e nos Estados Unidos, nas Universidades de Miami, Illinois e Minnesota. Participou da PAS em 1999. Em 2000, se apresentou em duo com William Moersch nas cidades de Sevilla, Almeria, Alicante, Valencia e Madrid (Espanha). Em 2001 se apresentou em Espinho e Braga (Portugal) e em Valencia com o Grupo de Percussão Amores. E em 2002 em Riba Roja , Zaragosa e Barcelona (Espanha) e na Philadelfia (USA). Foi jurado do Concurso Internacional de Marimba realizado na Bélgica em 2001 e convocado como Professor de Percussão da Orquestra Juvenil das Américas, com sede no Conservatório de New England, em Boston (USA), em 2002. Possui quatro CDs gravados: “ La Marimba em La Argentina ”, “Um camino de Tierra” e “Tangos y Mas y Músicas Argentinas para Percusión”. Em 2003 foi jurado do primeiro concurso de marimbistas latino-americanos realizado em Campinas (Brasil). Apresentou-se no festival de percussão de Paris. Em 2004 foi jurado do segundo concurso de marimba realizado na Bélgica. Em 2005 se apresentou no quinto festival de marimbas em Chiapas (México), e em Tatuí (Brasil). Em 2006 se apresentou na Croácia, México, Brasil e no Uruguai, e em 2008 foi jurado do concurso de marimba em Fermo (Itália). É o diretor do Festival de Percussão Patagônia e do Festival Internacional de Marimba, realizado anualmente em General Roca , Río Negro.Recebeu uma distinção da Fundação Konex e o prêmio dos grandes intérpretes de Sadaic, a sociedade de compositores argentinos. Já estreou mais de 70 obras de compositores argentinos. Atualmente, dá aulas no “Instituto Nacional Superior de Artes”, em General Roca , Río Negro.
 
TARDE
 
Palestra/concerto sobre percussão e eletrônicos - Fernando Rocha (UFMG)

Local: Campus Santa Mônica
Hora: 14h

Programa

Duo para Pandeiro e Laptop (2008) para pandeiro e eletrônica em tempo real - Fernando Rocha e Joseph Malloch (Canadá)
Lâminas Líquidas (2002) para marimba e tape - João Pedro Oliveira (Portugal)
Anamorfoses (2007) para vibrafone e eletrônica em tempo real - Sérgio Freire (Brasil)
Improvisação para Hyper-Kalimba (2008) Fernando Rocha

Sobre Rocha:
é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1998. Em 2008, concluiu o seu doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá) com pesquisa em performance de obras para percussão e recursos eletrônicos. Fernando Rocha possui também Mestrado em Música pela UFMG e Bacharelado em Percussão pela UNESP. Ao longo se sua carreira, tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, França e Portugal). Também tem colaborado com vários compositores na criação de novas obras, tendo realizado a primeira audição de obras de Almeida Prado, Sérgio Freire, Maurício Dottori, Roberto Victorio (Brasil), Lewis Nielson, Jacob Sudol (USA), Nicolas Gilbert, Geof Holbrook, Brian Cherney, D. Andrew Stewart (Canadá), Javier Parrado (Bolívia) e Mario Alfaro (Costa Rica). Algumas recentes apresentações incluem a performance no Festival Internacional de Percussão (PASIC/2005), em Columbus (USA); performance na Conferência Internacional de Efeitos de Audio Digitais (DAFX-2006), em Montreal (Canadá); palestra na Conferência de Percussão Roots and Rhizomes, realizada na Universidade da Califórnia, em San Diego (2007); palestra/performance no evento “ Percussive exchanges” (Echanges percutants! Journées de la percussion du Québec), em Montreal (2007). Em 2007, apresentou também uma palestra/concerto sobre obras para percussão e eletrônica durante o Festival Internacional de Percussão (PASIC/2007). Esta participação recebeu destaque na Percussive Notes , revista norte-americana especializa em percussão. Mais recentemente foi professor de percussão no Festival da UFMG em Diamantina e da Oficina de Música de Curitiba. Também realizou palestras e concertos em Toronto, Montreal, na Universidade de Nova York em Potsdam, no “Sound Symposium”, evento realizado em New Foundland (Canadá), no Festival de Percussão da Patagônia (Argentina) e na 6 a . Conferência da SMC ( Sound and Music Computing), em Porto (Portugal). Fernando Rocha é endorser da Sabian Cymbals.
 
Banda de Tambores –“Projeto Musicalizando Campinas”
Local: Estacionamento do Bloco 3 M 
Hora: 15h 


NOITE

Local: Teatro Rodon Pacheco
Hora: 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (estudante)

Concerto do Grupo de percussão da UFMG

Programa:
Mudra (1990) - Bob Becker (EUA/Canadá)

Akadinda Trio (1992) - Emmanuel Sejourné (França, 1961 - )
Vous avez du feu? (2002) - Emmanuel Sejourné (França, 1961 - )
Araponga - Luiz Gonzaga (Brasil, 1912-1989), arr.: Fernando Rocha
Patty Cake (2005) - Sean Griffin (EUA, 1968 - )
Workers Union (1975) - Louis Andriessen (Holanda. 1939 - )

Sobre o Grupo:
nasceu em 1998, no mesmo ano em que foi criado o curso de bacharelado em percussão na Universidade Federal de Minas Gerais. Desde então, tem participado de vários eventos em âmbito local, nacional e internacional, entre eles o projeto "Concertos do Século XX", da Fundação Clóvis Salgado, projeto Música de Domingo, da Prefeitura de Belo Horizonte, a série Manhãs Musicais da Fundação de Educação Artística, em três edições da mostra "A Percussão na Música do Século XX", promovidas pela Escola de Música da UFMG. Em 2000, o grupo participou de dois importantes eventos internacionais: I Encontro Internacional de Instrumentistas de Sopro e Percussão, realizado em Belo Horizonte e o II Encontro Pan-americano de Percussão, realizado em Campinas. Em 2004 o grupo organizou e realizou a abertura da primeira edição do FIM (Festival Internacional de Música de Belo Horizonte). Neste mesmo ano, lançou o CD “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda” que foi indicado ao Prêmio TIM. Nos seus 11 anos de existência, o grupo realizou inúmeras primeiras audições, em Belo Horizonte , de obras importantes da música contemporânea, de autores como John Cage, Steve Reich, Edgar Varèse, Minoru Miki, Louis Andriessen dentre outros. Também recebeu e estreou obras de compositores e estudantes de composição de Belo Horizonte. Durante o ano de 2009, o grupo tem realizado diversos concertos na cidade de Belo Horizonte. O repertório prioriza a música contemporânea, escrita originalmente para percussão, mas apresenta ainda arranjos, especialmente de música brasileira, para uma gama muito grande de instrumentos de percussão, que incluem marimba, vibrafone, xilofone, tímpanos, surdo, pandeiros, gongos e até objetos como latas, panelas de freio e o próprio corpo dos músicos.


Direção: Fernando Rocha

Integrantes: Bruno Aguiar, Felipe Bastos, Felipe Kneipp, Fred Selva, João Paulo Drumond, José Henrique Viana, Rafael Melo, Saulo Giovannini, Yuri Vellasco e Tarcísio Braga

Angel Frette e Grupo de Percussão da Fundação Cultura da Patagônia - Argentina

PROGRAMA:
A) SUITE PARA PERCUSION GUILLO ESPEL

1) LA INTERRUMPIDA
2) VIDALA
3) OTRA LATITUD
B) CONCIERTO PARA MARIMBA PERCUSSION AND SYNTHESIZERS DANIEL MCCARTHY. MARIMBA: ANGEL FRETTE
C) THE TRANCES FRANK NUYTS
D) SUITE PARA PERCUSSION NORA SARMORIA
1) ROCAS DEL SABIO
2) ANGEL SIN ALAS
3) ACACIA

Sobre o Grupo:
Nasceu em 1999 com a idéia de abordar o repertório de música de câmara para percussão. Está vinculado à Fundação Cultural da Patagônia e desenvolve sua principal atividade nas províncias de Río Negro, Neuquén e no Instituto Universitário Patagónico de Artes. Realizou concertos com os maestros: William Moersch e Rebeca Kite (USA), Eduardo Gianesella (Brasil), Stuart Marrs (USA), Miguel Bernat e Ludwig Albert (Bélgica), Trío Amores (España), Israel Moreno (México), Anders Astrand, Angel Frette (Argentina) etc. Em 2002 se apresentou em 02 concertos realizados no Teatro Colón de Buenos Aires e em diversos ciclos de música contemporânea. De 2002 a 2006 foi organizador e participante do Festival Internacional Patagônia, que é realizado anualmente na Fundação Cultural da Patagônia. Além disso, se apresentou no Festival de Percussão Arte a Palos I e II (Buenos Aires), no Festival Internacional de Música Electroacústica (Neuquén) e no final de 2006, no Festival de Percussão de Montevideo (Uruguai). Em 2005 lançou seu primeiro CD com obras de autores argentinos. Atualmente, está estreando obras de compositores argentinos, compostas exclusivamente para o Grupo, com a finalidade de ampliar o repertório e daí extrair material para a gravação do seu segundo CD. Em abril de 2007 se apresentou no Festival Internacional de Música “Abril em Tarija”, na Bolívia, realizando concertos e master classes.

Diretor: Angel Frette (Angel Frette é artista exclusivo da YAMAHA e VIC FIRTH).

Assistente de direção: Fabián Poblete.

Integrantes: Gabriel Muñoz, Javier Navarrete, Joaquín Pérez, Jerónimo Molina, Lisandro Parada e Tomas Faranna.

FONTE: Site do V ELAP

Nenhum comentário: