Marcadores

Programação 06/11/2009 V ELAP - 4º Dia

MANHÃ
Palestra sobre percussão sinfônica – Rubén Zúñiga (Chile-Brasil)

Hora: 9h
Local: Campus Santa Mônica - 3M


Sobre Rubén Zúñiga
Iniciou seus estudos de percussão na Escola de Artes e Musica de Ovalle (Chile), logo continuou seus estudos na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, com o professor Patrício Hernandez. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Chile, com a qual realizou turnês pelo país. Foi membro do grupo de percussão TROK-KYO da Universidade do Chile, com o qual participou de importantes Festivais de Música Contemporânea do Chile e fez uma turnê pra La Habana , Cuba. Foi integrante também do grupo de percussão FOJI, e junto com esse grupo se apresentou no Chile e Argentina. No Brasil participou em diversos festivais como Campos do Jordão, Festival Internacional de Musica de Brasília, Festival das Montanhas. Teve aulas com Timothy Adams (principal timpanista da Pittsburg Symphony Orchestra), Alan Bor (principal percussionista da Israel Philarmonic Orchestra), Mark Ford (North of Texas University), Eduardo Leandro (Stoony Brook University), Leonardo Soto (principal timpanista do Detroit Opera Teather), Gerardo Salazar (timpanista da Orquestra Sinfônica do Chile), Carlos Tarcha (Universidade de Colônia, Alemanha), entre outros. Foi integrante do corpo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade de Concepción, com a qual gravou o CD “Victor Jará Sinfônico”. Como músico convidado tocou também na Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica de Talca e Orquestra Sinfônica Regional de Viña del Mar. Em 2008 venceu o Concurso de Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica da Universidade de Concepción (Chile). Além das suas atuações em orquestras e música de câmara, também participou da gravação da trilha sonora para um filme chileno, ‘El Rey de San Gregorio'. Foi um dos seis selecionados para participar na competição internacional de percussão orquestral na PASIC 2009 (Indianápolis, EUA). Atualmente com 23 anos, é chefe de naipe de percussão na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida pelo maestro Fabio Mechetti.
 
Apresentação do Grupo Timbó (Perdizes – MG)

Hora: 11:30
Local: Estacionamento do Bloco 3 M


TARDE
Concerto do Grupo Prucututrá (BH)

Hora: 14h
Local: Campus Santa Mônica - 3M


Programa:

Trio per Uno 1 - Nebojsa Zivkovic
Stars - Bobby Mcferrin
National Geographic - Oro Randy Gloss
Tacho - Hermeto Pascoal
Música de mesa - Thierry de Mey
21 Marco - Antônio Guimarães
Trio per Uno 2 - Nebojsa Zivkovic
Cravo e canela - Milton Nascimento
Trio per Uno 3 - Nebojsa Zivkovic

Para saber mais sobre o Prucututrá clique aqui
 
Workshop de Bateria: Marcio Bahia

Hora: 16h
Local: Campus Santa Mônica - 3M
Sobre Márcio Bahia
Começou no instrumento como autodidata. Teve suas primeiras aulas com o baterista profissional Sérgio Murilo, em sua cidade natal, Niterói, RJ. Estudou percussão erudita na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro, com os professores Edgard Nunes Rocca, José Cláudio das Neves e Hugo Tagnin. Foi integrante do Grupo de Percussão da mesma escola, ganhando prêmios em concursos inter-escolares, nas categorias grupo e solista. Em 1977 ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (OSTM), permanecendo lá por 4 anos. Logo em seguida ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, em que toca até hoje, gravando discos e fazendo shows no Brasil e exterior. Paralelamente ao trabalho com o grupo, é integrante do "Hamilton de Holanda Quinteto", há seis anos. Atuou com vários músicos estrangeiros de grande projeção como David Friedman, Jan Akkerman, Mike del Ferro, Fred Viale, Eliane Elias, WDR Big Band, NDR Big Band, Kluver's Big Band, Vittor Santos Orquestra, Harvey Waynaple. Já acompanhou grandes nomes da MPB, tais como, Oscar Castro Neves, Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Wanda Sá, Johnny Alf, João Donato, Marcos Valle, Carlos Lira, Pery Ribeiro, Joyce, Gilson Peranzetta, Maria Bethânia, Emílio Santiago, Ivan Lins, Djavan, João Bosco, Wagner Tiso, José Renato, Milton Nascimento, entre outros. Atua também como professor, dando aulas, workshops, e máster classes pelo Brasil e exterior. Já lecionou na "Maracatú Brasil" por 2 anos e participou dos seguintes cursos: "Curso de Verão da Escola de Música de Brasília", "Oficinas de verão de Curitiba", "Oficinas de Pirenópolis" (GO), "Primeira Baquetada de Teresina" (PI), "Encontro Internacional de Percussão" (SP). Workshops e Masterclass: "Escuela Universitária de Música" (Uruguay),"Conservatório de Música de Colônia" (Alemanha), "New Orleans University", Loyola University (New Orleans, USA), "Kornish Colege of Music", (Seattle, USA), "Brazil Camp" (Casadero, CA, USA). Artistas com que gravou: Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Dino Rangel, Marco Pereira, Daniela Spielman, Mike del Ferro Trio, Roberto Menescal e Wanda Sá, Zélia Duncan, Jovino Santos, Vittor Santos, Marco Pereira e Sérgio Mendes. DVD's em que participou: "Bossa in Concert", "Zé Renato ao Vivo", "Eu me transformo em Outras" (Zélia Duncan), "Quarenta Anos de Bossa Nova", com Roberto Menescal. Atualmente dedica-se ao lançamento do seu primeiro CD, "Quebrando Tudo", com seu quarteto.


NOITETeatro Rondon Pacheco
Hora: 19h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (estudante)


Concerto de marimba e violino – Aníbal Borzone e Esteban Raspo (Argentina)

Programa
“Legal Highs” David Jones
Mister Coffee
Menthology
Sweet things
“Tres Tangos” Rodolfo Mederos
Como una gota de rocío
Pumpa
Danza final
"Quijote en la Puna ” Guillo Espel
“Historia del tango” Astor Piazzolla
Bordel 1900
Café 1930
Nightclub 1960

Sobre o:

DUOO duo se formou no ano de 2005 com a intenção de enriquecer e difundir o repertório original escrito para esta formação, promovendo a composição de novas obras com ênfase NA música argentina. Seu repertório possui o objetivo de colocar em estreito contato diversas linguagens, desde estéticas de composições de vanguarda a outras de recepção mais direta, incluindo músicas com raízes folclóricas de diversos lugares do mundo, desde o Japão, países europeus, Estados Unidos e América Latina e com obras de compositores como: Keiko Abe, Akemi Naito, Egene Ysaÿe, Thomas Oboe Lee, David Jones, Guillo Espel, Astor Piazzolla, Rodolfo Mederos, entre outros. Desde seu início, o Duo desenvolve uma intensa atividade concertística, participando em Festivais e Ciclos de Música de Câmara nas cidades de Córdoba, Rosário, Salta, Bahía Blanca, Villa María, San Francisco, Rafaela, Villa Gral. Belgrano e Buenos Aires.

ANÍBAL BORZONE
Formado no Conservatório Provincial de Música "Félix T. Garzón" com o título de Professor Superior em Percussão. Obteve o prêmio de “Mejor Promedio de la Promoción ” e “Medalha de Ouro como Melhor Instrumentista”, pelo Rotary Club Internacional. Teve aulas de aperfeiçoamento com os maestros Eleuterio Ocampo (Córdoba), Antonio Yepes e Juan Ringer (Buenos Aires), Ney Rosauro e Eduardo Gianessella (Brasil), e obteve uma bolsa por concurso no Fundo Nacional de Artes para realizar estudos de marimba com Angel Frette (Buenos Aires). Participou de Seminários de percussão com os professores William Moersch e Rebecca Kite entre outros e participou no Encontro Internacional de Percussão de São Paulo (2000). Integrou as principais bandas e orquestras juvenis da cidade de Córdoba, Orquestra Sinfônica Juvenil Argentina e Orquestra do MERCOSUR (Rio de Janeiro), onde gravou seu primeiro CD ao vivo. Em 1994 obteve o primeiro prêmio no Concurso de “Jovens Instrumentistas de Conservatórios de Províncias” e em agosto de 2003 foi ganhador do “Primeiro Concurso Sul-Americano de Marimbistas” realizado na cidade de Campinas, Brasil. Atualmente é timpanista solista da Orquestra Sinfônica de Córdoba e Banda Sinfônica de Córdoba, cargos que desempenha por concurso desde o ano de 2002. Realiza uma intensa atividade de Música Contemporânea, com obras de compositores argentinos y estrangeiros junto a diversas formações de Música de Câmara, como solista em recitais e acompanhado por formações Sinfônicas. Por sua trajetória, tem sido convocado para dar cursos e master classes nas cidades de: Rosário, Córdoba, La Plata , Assunción (Paraguay), Festivais de Percussão em Morón, Salta, Tres Arroyos y Río Cuarto. A firma “Planeta Percusión” tem feito uma linha de baquetas para marimba que leva seu nome e a firma ”MC” uma linha de baquetas de tímpano. Ambas são feitas em Buenos Aires e distribuídas em toda Argentina.

ESTEBAN RASPO
Nasceu na Cidade de Córdoba em 1974 e iniciou seus estudos de violíno aos 6 anos com Olga Lepage. Em 1989 obteve o titulo de capacitação instrumental no Conservatório da Província de Córdoba “Félix T. Garzón”. Entre 1985 e 1998 se aperfeiçou com o Maestro Ljerko Spiller em Buenos Aires. Participou de diversos cursos de Música de Câmara e Aperfeiçoamento Instrumental e Orquestal em Buenos Aires , Bariloche, Las Leñas, Santander (Espanha), etc. Destacam-se os maestros L. Spiller, A. Lysy, Ana Chumachenco, P. I. Calderón, S. Bronn, entre outros. Obteve numerosas bolsas de diversas instituições nacionais e estrangeiras como da Fundación Antorchas de Buenos Aires. Entre 1993 e 1996 integrou os primeros violinos da Orquestra Sinfônica de Córdoba, Orquestra de Cordas Municipal como suplente de Concertino e o Quarteto de Cordas da província de Córdoba como primeiro violino. Entre 1996 e 1998 fez parte dos primeros violinos da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires. En 1999 viajou para Lugano, Suiça, onde se aperfeiçoou com o destacado violinista e Maestro Mássimo Quarta no “Conservatorio della Svizzera Italiana”, e obteve o título de Maestro Superior de Violino e o Diploma de Aperfeiçoamento com máximas qualificações e honras. Em seguida integrou a Orquestra “Insubrica” (Suiza) na cidade de Lugano, a Orquestra de Câmara “Ensamble Sandonai” (Italia) como Concertino e atuou como Solista na Orquesta de Música Barroca “Corelli” da cidade de Trento, Italia, realizando turnês pela Itália, Suiça e Alemanha. Realiza intensa atividade em conjuntos de música de câmara, recitais de violino e piano, e concertos como solista em diversas cidades da Argentina e Europa. Desde outubro de 2002 é Violino Concertino da Orquestra Sinfônica da Província de Córdoba (Argentina).

Concerto do Grupo Piap (Instituto de Artes da Unesp – SP)


Programa

Frevi (2009) - Leonardo Gorosito (1984) e Rafael Alberto (1987)
Tempestade Óssea (1997) - Mario Ficarelli (1935)
Septeto (2008) - Arthur Rinaldi (1980)
Pan-cada(s) (2009)** - Flo Menezes (1962)
Ziriguidum (2007) - Paulo Costa Lima (1954)
Estudo (1953) - M. Camargo Guarnieri (1907-1993)
... Zoom... (2009) ** - Fernando Iazzetta (1966)
33 Samra Zabobra (1987) - Carlos Stasi (1963)
Toronubá (trecho, 2000) - Dimitri Cervo (1968)
** - estréia

PIAP
Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP - foi criado por John Boudler em 1978 para o aperfeiçoamento acadêmico-artístico de seus integrantes e como veículo de divulgação do repertório para percussão no Brasil. Formado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Percussão da UNESP, o Grupo PIAP também conta com eventuais convidados, proporcionando uma oportunidade de aprimoramento camerístico. Pelo grupo já passaram 73 integrantes que se apresentam, estudam e/ou ainda trabalham por todo o Brasil e em mais de 40 países nos cinco continentes. Ao longo de seus 31 anos de atividades o PIAP tem colhido grandes sucessos, firmando-se no cenário artístico nacional através de concertos e gravações em disco, rádio e televisão. Apresentou-se nos principais Festivais de Música do Brasil - Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre suas atividades, merecem destaque: 1º lugar no II Prêmio Eldorado de Música e a gravação de dois LPs - 1986; turnê pelos EUA, apresentando onze concertos de Saint Louis a Nova York - 1987; Prêmio Lei Sarney, como Revelação na Categoria Grupo Instrumental - 1988; Prêmios Mambembe e APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Trilha Sonora pela participação na peça Péricles, Príncipe de Tiro de William Shakespeare - 1995; Projeto LinC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - 1997; lançamento do primeiro CD do Grupo - 1998; indicação na categoria Melhor Grupo de Música de Câmara pelo IV Prêmio Carlos Gomes - 1999; apresentação no Festival Percusiones del Mundo na Cidade do México com transmissão ao vivo via internet - 2000; eleito pela APCA o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita - 2003; e lançaram dois novos CDs - 2007. Desde 1995 o Grupo conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP e desde 2007, conta também com o apoio do Programa Ciência na UNESP vinculado à Vice-Reitoria da UNESP.

Direção: John Boudler Co-direção: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella

Integrantes: Adriano Letzel, Arturo Uribe, Bruno Cabrera, Catarina Percinio, Charles Augusto, Clenio Henrique, Helvio Mendes, Leonardo Bertolini Labrada, Marcos Matos, Patrícia de Paula, Ronan Gil, Rosângela Rhafaelle, Rubens Lopes, Saulo Bortoloso e Sergio Coutinho.


John Boudler
Professor Titular do Instituto de Artes da UNESP onde criou e desenvolve o curso de percussão desde 1978. Nestes 31 anos formaram-se 73 bacharéis em percussão que atuem profissionalmente no país e no exterior. Boudler estudou no New England Conservatory of Music, na State University of New York in Buffalo e no American Conservatory of Music em Chicago . Seus principais professores foram George D'Anna, Vic Firth, Jan Williams, Lynn Harbold e James Dutton. Foi integrante dos grupos Creative Associates e SEM Ensemble trabalhando com compositores como Earle Brown, John Cage, George Crumb, Morton Feldman, Lucas Foss, Philip Glass, Lejaren Hiller, Steve Reich e Christian Wolff. Já se apresentou também sob a regência de Leonard Bernstein, Seiji Ozawa e Michael Tilson Thomas. Em 1977, aos 23 anos, ganhou o mais alto prêmio concedido para percussão solo no 26º ARD Concurso Internacional de Munique. No Brasil, foi timpanista solista da OSESP, membro fundador e empresário do Grupo “Percussão Agora”, bolsista da CAPES, pesquisador do CNPq, diretor do IA/UNESP, diretor musical de teatro e organizador de vários eventos musicais. Atuou também como regente convidado da OSESP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, da Unicamp, da UFBA, Orquestra Nova Sinfonieta e da Camerata Fukuda. Há 31 anos dirige o reconhecido Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP, no qual apresenta primeiras audições, acumula prêmios, grava discos e realiza concertos, já incluindo duas turnês no exterior.

FONTE: Site do V ELAP

Nenhum comentário: