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Programação do 3º Dia do V ELAP

Progrmação 5/11/2009
Campus Santa Mônica - Bloco 3M

MANHÃ
- 8:00 às 11:30 I Encontro nacional de professores universitários de percussão

TAERDE
- 13:30 Concerto do Grupo Percussividade (Brasília)
            Para saber mais sobre o Percussividade clique aqui Programa:




Sons do Brasil II - Arranjo: Fernando Iazzetta
Aquarela do Brasil Ary Barroso
O Morro - Tom Jobim
O Loro - Egberto Gismonti
Vou Vivendo - Pixinguinha e Benedito Lacerda
Tapa Buraco - Pixinguinha
Vassourinhas - Mathias da Rocha e Joana B. Rasmos
Ponteio – Edu Lobo, arranjo J. Moraes
Prataria - Welington Vidal
Quarteto de Caçarolas - Hermeto Pascoal
Mitos brasileiros - Ney Rosauro
I-Curupira
II- Iara
III- Saci Pererê
IV- Uirapuru
V- Mula sem Cabeça




NOITE
Teatro Rodon Pacheco
Hora: 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (estudante)
Grupo de Percussão da UFBA

O Núcleo de Percussão da UFBA, coordenado pelo professor Jorge Sacramento, mestre e doutor em Educação Musical , é um setor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que vem desenvolvendo um trabalho diversificado, ousado e rico na área da percussão. Sacramento, com a sua filosofia de trabalho no processo de ensino/aprendizagem, têm aumentado em qualidade e quantidade os alunos de percussão da referida instituição. Só para exemplificar esta última informação, atualmente nós temos 15 alunos no curso superior, doze alunos no curso básico, quarenta na oficina de bateria e mais quarenta na oficina de percussão. Este é o resultado de 14 anos de trabalho na área de ensino, pesquisa e extensão do professor Jorge. Como trabalho de extensão Sacramento vem realizando diversos projetos ao longo desses últimos cinco anos. Projetos esses que tem proporcionado à escola de modo geral, conhecimentos acerca de temas bastante diversificados. Podemos citar como exemplo, os conhecimentos da cultura afro de Salvador/Bahia, que hoje faz parte do conteúdo do programa do curso de instrumento percussão. Na década de 60, aconteceu em Salvador um festival denominado de “Semana Santa”, que entre muitas atividades, foram compostas diversas peças para grupo de percussão. Como na época não existia uma quantidade de percussionistas que pudessem tocar todas as partes da peça, os próprios compositores e professores da Escola de Música tocavam suas composições. Dessa forma, podemos afirmar que o Grupo de Percussão atual é um resgate daquele movimento. Este trabalho de revitalização do grupo de percussão já vem acontecendo desde que o músico Jorge Sacramento assumiu a cadeira de professor da Universidade na disciplina percussão. Juntamente com o maestro Angelo Rafael, nos últimos 14 anos, vem sendo produzido muitos Concertos como o Grupo, aproveitando inclusive o material que foi produzido naquela época, como por exemplo, a peça “Caricaturas” do compositor Lindemberg Cardoso (falecido). O grande diferencial hoje, é que hoje já podemos contar com uma gama de alunos de percussão na Escola de Música, que não precisamos mais reforçar o trabalho com a participação de compositores e professores executando instrumento. O Grupo foi reativado pelo então professor Jorge Sacramento, pela necessidade de compositores locais em experimentar as suas idéias, pois, de certa forma os alunos de composições da UFBA não tem muita oportunidade de experimentar suas composições. Podemos citar, por exemplo, o festival da Interação, onde no ano de 2004, os alunos da disciplina composição III, produziram 16 peças para o Grupo. A partir dessas peças, onde os alunos de percussão estavam tocando, foram convocados os alunos regência da Escola para reger o grupo. Foi uma experiência rica, onde todos os envolvidos, alunos e professores, aprenderam muito. Em 2003, o grupo apresentou o projeto “Tributo a Pixinguinha”, onde foi preparado um repertório só com músicas de Pixinguinha, executadas pelos alunos de percussão nos instrumentos de teclas da percussão. Com este show, conseguimos a premiação na categoria especial do ano de 2003/2004 no prêmio Troféu Caymmi. Em 2004, apresentamos o show “Tributo a Waldir Azevedo”, também com interpretações dos alunos das canções do compositor e instrumentistas supracitado, que lotou o teatro do SESI durante o mês de Julho e com temporada marcada no mesmo teatro para o mês de outubro. Também temos o show “Brasil Musical”, onde apresentamos um repertório de música como: Brasileirinho, Aquarela do Brasil, Morro, Vou Vivendo, na Ilha Grande, Quando o Ilê Passar, Bebê, Vassourinhas, Chame Gente, entre outros. Neste show, os arranjos foram preparados para a formação característica do grupo (marimba, vibrafone, xilofone e glockenspiel) e também a percussão tradicional brasileira. Em 2007, o Grupo participou do projeto “Sonora Brasil”, produzido pelo Sesc, onde se apresentou com o seu repertório contemporâneo, em 74 cidades de norte a sul do país.

Coordenação: Jorge Sacramento
Integrantes: Francis Strappa Facchinetti Doria, Aquim Sacramento de Almeida, Erica Pereira Sá, Everton Isidoro, Eduardo Mota Ramos, Isaac Novais Falcão, Tainnã Chagas Batista, Nielton Marinho, Iara Maria Lima da Silva, Carla Fabyanni, David Oliveira Martins, Anderson Souza, Diogo Florez, Thiago Sande Oliveira Gomes, Atila Coutinho, Aline Falcão Novais, Ronaldo Oliveira Silva, Bruno dos Santos Rodrigues, Poliana Coelho.


Programa:
Stubernic– Mark Ford
Suíte Popular Brasileira - Ney Rosauro
Valencia – Ney Rosauro
Ziriguidum – Paulo Costa Lima
Zumbi – Liduino Pitombeira
Saltos Atléticos – Wellington Gomes
Dois episódios que não contam nada além de números – Paulo Rios



Grupo Percussionista de Câmara do Conservatório de Tatuí (SP)


O GPC (Grupo Percussionista de Câmara) quebrou um tabu ao tornar-se um dos pioneiros especializado no país. Ao manter-se em atividade por mais de três décadas ininterruptas, abriu caminho a outros semelhantes em solo nacional e imprimiu sua marca. O GPC nasceu sob comando de Javier Calvino, em 1975, no Conservatório de Tatuí. A idéia era oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no país. Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo. Trata-se de um dos mais antigos grupos do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos". Ao longo de sua história, mais de 200 percussionistas passaram pelo GPC. Foram anos de estudos e aprimoramento sob comando de Javier Calvino (até 1991), Eduardo Gianesella (até 1997) e Luis Marcos Caldana, comandante dos aventureiros da percussão até os dias atuais. Por todo esse período, as atividades foram intensas: além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimulou a composição de novas obras, incentivou a formação de público para os mais variados estilos e popularizou a percussão agregando características performáticas e de dança. A atuação diferenciada do Grupo Percussionista de Câmara consolida-o no cenário nacional e faz dele o pioneiro nesse segmento. Com bases sólidas, o GPC é destaque por levar ao público música acessível e de qualidade. A partir de 1998, o Grupo Percussionista de Câmara passou a ser considerado grupo estável do Conservatório de Tatuí. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. No ano de 2009, a partir de um processo de profissionalização, o grupo passou a ser denominado Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, resgatando e valorizando sua instituição e município de origens.

Coordenação – Luis Marcos Caldana:
Integrantes: Agnaldo Silva, Bruno Rogério de Oliveira, Carlos Felipe Palerosi, Cleber da Silveira Campos, Gustavo da Silva Brito, Herivelto Brandino, Jeferson H. de Oliveira, Julio Italo B. Castañeda, Luis Marcos Caldana.




Luis Marcos Caldana
Formado em tímpanos, percussão e acessórios pelo Conservatório de Tatuí e em Educação Artística pela Faculdade Assem ta, freqüentaram aulas com alguns dos principais percussionistas do país, entre eles Javier Calvino, John Boudoir, Elisabeth Del Grande, Luis Almeida D'Anunciação, Carlos Tarcha e Eduardo Gianesella. Atuou como solista na Ópera Infantil "A Peste e a Intrigante", de Mário Ficarelli (em 1986) e, em parceria com o saxofonista Erik Heimann - formando o "Duo Áries" – conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara "Henrique Niremberg", na cidade do Rio de Janeiro.

Como professor de percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró Bandas ( 1997 a 2007). Por dois anos, representou o Conservatório de Tatuí na Midwest Clinic (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras), em Chicago, nos Estados Unidos. Também ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu um Grupo de Percussão em Budapeste, na Hungria. O mesmo trabalho foi desenvolvido no Encontro Internacional de Percussão em Monterrey, no México. Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais do Estado do Kentucky (Estados Unidos), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira - "Cinco Variações Para Um Percussionista Solo e Banda" -, dedicada a ele. Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por três anos o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí. Atualmente, além de coordenar o Grupo de Percussão é professor e coordenador da área de percussão, é timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministra aulas na Escola Livre de Música, em Itapetininga.

Programa:
Christopher Rouse – Kuka Ilimoku
Anthony Cirone – Dichotomy
Tim Rescala – Bravo
Michael Aukofer – Identity Crisis
Esteve Reich – Music for Pieces of wood
Lynn Glassock – Between the Lines
Ney Rosauro – Samba

FONTE: Site do V ELAP







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