Marcadores

Petrobras apresenta a turnê Ultrasom

Após levar um Fusca 69 para o palco em seu trabalho de estreia, Siri virou referência em experimentação musical. Em seu novo CD, “Ultrasom”, que foi inspirado durante a gestação de sua filha Clara, embarcando numa viagem inusitada pelos sons produzidos pelo corpo humano – mais precisamente, sons do útero materno.“Ia às sessões de ultrassonografia e ficava encantado com aquela vida que surgia e o som que produzia. Não tive dúvidas: ali estava a minha nova inspiração.” relata Siri. Gravado em exatos 9 meses, Ultrasom é uma viagem de sons, imagens e texturas gravados das sessões da ultrassonografia de Clara. A Turnê Ultrasom está sendo apresentada em vários estados brasileiros, com duraçãp de outubro a dezembro, totalizando 14 apresentações, além de palestras e seminários (Confira programação abaixo).


CD ULTRASOM
Na primeira faixa, “Ultrasom”, fica clara a intenção do artista. Sons de respiração, coração, líquido amniótico, fluxo sanguíneo, batimento cardíaco e sons do ventre se fundem, formando uma verdadeira orquestra uterina. Em seguida vem “Chorinho nº1”, a faixa mais conceitual e um valioso registro: o primeiro choro de sua filha Clara, gravado ainda na maternidade. Além dos arranjos inusitados, Siri assina a produção musical e a gravação de toda a parte rítmica, tocando instrumentos como bateria, tablas, didjeridoo, surdos, berimbaus e pandeiros, além de harmonium e trompete na faixa “Anjo do Mato” e um vocal percussivo em “Papai Chamou”. Afora as experimentações rítmicas músicas como “Siriará” e “Clariando” são uma agradável surpresa, muito além das fórmulas a que o gênero está acostumado. O universo explorado em “Ultrasom” é além dos vigorosos ritmos e dos belos temas – o das “texturas sonoras”. Na ultima faixa “Placenta”, a proposta foi fazer uma reflexão sobre nascimento da vida x música. Sobre a faixa Siri comenta: “…Após o nascimento de Clara fiquei impressionado com a placenta, um órgão que nutre o feto durante nove meses e depois é jogado fora. O mesmo acontece com os áudios do CD. Não pensei duas vezes: fiz uma música chamada Placenta com sobras de áudio…”. Participaram das gravações os músicos Sacha Amback (pianos), Jr. Tostoi (guitarras), Nicolas Krassik (violino), Iura Ranevsky (cello), Bruno Migliari e Denner Campolina (contrabaixo), Leo Sousa (vibrafone) e a participação especial de Lenine em “Cordão Umberimbau”.

SHOW ULTRASOM
Imagine como seria passar nove meses trancado em uma sala escura. O lugar: apertadinho, porém confortável, envolvido por uma marcação de tambor constante, e por um barulho esquisito de líquidos borbulhando. Você ouve, sem poder entender, conversas abafadas do lado de fora, que parecem vir de todos os lados ao mesmo tempo. Não há muito o que fazer lá dentro além de brincar com o saco transparente que te embrulha e beber o líquido quase sempre doce à sua volta. Essa é a inspiração para o novo espetáculo de Siri – “Ultrasom”. O cenário elaborado para o projeto tem como ponto de partida uma instalação, “Ventre materno”, onde o público e músicos são envoltos pelo cenário em forma de útero. Tem início então uma viagem musical com vários elementos. Os sons extraídos das sessões da ultrassonografia de Clara viram música. Coração, pulmão, respiração e fluxo sanguíneo dão sustentação ao ritmo, e se fundem a sons produzidos por dois percussionistas e um quarteto de cordas (violino, cello, viola e baixo acústico). Projeções feitas pela artista visual Deborah Engel, parceira de Siri em diversos trabalhos, completam a atmosfera de “Ultrasom”, nos levando a uma viagem de inesgotáveis sensações. Siri conduz a plateia a uma experiência sonora quase hipnótica. Cinquenta minutos em que mal se consegue piscar os olhos. O projeto aposta no ineditismo, no experimentalismo e na ousadia, com a proposta de provocar um novo olhar sobre a maneira de pensar e fazer arte, necessária no processo de transformação sociocultural do país.


Sobre Siri
Percussionista, arranjador e produtor Ricardo Siri trabalhou com artistas de reconhecimento nacional e iternacional como por exemplo: Sivuca; Mpb-4; Sidney Magal; Baby do Brasil; Big Allanbik; Dora Vergueiro; Eliana Prints; Danilo Caymmi; Tania Alves; Zeze Mota; Selma Reis; Corey Harris (Missisipe); Holland K. Schmit (Texas); Entre outros. Com o grupo Big Allanbik realizou a primeira turnê de uma banda de blues brasileira pelos Estados Unidos, gravando em Nova York o CD Batuque y Blues. Com o grupo vocal Equale participou do Festival de Canto-Coral da Europa, na Cataluña, onde realizando também 15 apresentações pela região espanhola. Em 1998 foi convidado pelo cantor Abel Duëre para participar de concertos em Portugal, incluindo Expo-Lisboa com o grupo Bossa Cuca Nova e Roberto Menescal. Siri, realizou diversas turnês nos principais Festivais em diversos países da europa (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Pais de Gales, Suiça, Italia, Belgica e Holanda) no Japão (Festival Get’s bossa nova – Tóquio) e nos Estados Unidos da América. Se apresentou na cerimonia de entrega do 3º Grammy Latino no Kodak Theatre-C.A. – indicação de melhor album pop contemporaneo com o grupo Bossa Cuca Nova no CD “Brasilidade”. Ao lado do Dj Marcelinho da Lua tocou na Praça do Comércio, em Lisboa-Portugal, durante a festa da virada do Euro. Entre 1999 e 2000, residiu em Los Angeles onde além de trabalhar, graduou-se como baterista pela Los Angeles Music Academy, onde adquiriu uma bolsa de estudos e ministrou classes de batucada. Neste mesmo periodo, reciclou seus estudos de percussão indiana e africana na Sangeet World Music School (Pasadena – C.A.). Participou de gravções de trrilhas sonoras importantes, como a do filme Beethoven III na Universal Estudios (C.A.) e Avassaladoras no Rio de Janeiro. Possui uma extensa discografia, em diversos estilos musicais entre outros destacam-se Bossa cuca nova – “brasilidade”, Israel Varela, Baseado em Blues, Daniela Mercury e Tributo aos Novos Baianos.
Após todos esses anos dedicado a música, Siri partiu para seu primeiro trabalho solo, inaugurando assim uma nova etapa em sua carreira.


Programação da Turnê
RIO DE JANEIRO

Dia: 30 outubro de 2009
Local: Casarão Nós do Morro – Vidigal
Endereço: Vidigal
Horário: 17h (workshop) 19h (show)
Cidade/Estado: Rio de janeiro – RJ

RIO DE JANEIRO
Dia: 31 outubro de 2009
Local: Afroreggae
Endereço: Vigário Geral
Horário:17h (workshop)
Cidade/Estado: Rio de janeiro – RJ

RIO DE JANEIRO
Dia: 03 novembro de 2009
Local: Batucadas Brasileiras
Horário:15h (workshop) e (show)
Endereço: Rua Carmerino 60 – Zona Portuária
Cidade/Estado: Rio de janeiro – RJ

BELO HORIZONTE
Dia: 19 novembro de 2009
Local: Tambor Mineiro
Endereço: R. Ituiutaba 339 – prado
Horário: 20h (workshop)

BELO HORIZONTE
Dia: 20 e 21 novembro de 2009
Local: Teatro Dom Silvério- Chevrolet Hall
Endereço: Nsa Sra do Carmo 230 – Savassi
Horário: 21h (show)
Cidade/Estado: Belo Horizonte – MG

Dia: 26 novembro de 2009
Local: Teatro Rival Petrobras
Horário: 20h30 (show)
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 / 37- subsolo – Cinelândia
Cidade/Estado: Rio de janeiro – RJ

SÃO PAULO
Dia: 28 novembro de 2009
Local: MIS – São Paulo
Horário: 21h (show)
Endereço: AV. Europa 158 – Jardim europa
Cidade/Estado: São Paulo – SP

SÃO PAULO
Dia: 29 novembro de 2009
Local: Casa das Caldeiras (show) e (palestra)
Endereço: Francisco Matarazzo 2000 – Água Branca
Cidade/Estado: São Paulo – SP

SÃO PAULO
Dia: 30 novembro de 2009
Local: Teatro Centro da Terra
Endereço: Rua Piracuama, 19, Sumaré
Horário: 21h (show)
Cidade/Estado: São Paulo – SP

RECIFE
Dia: 04 dezembro de 2009
Local: Conservatório de Música de Recife
Horário: 15h (workshop)
Endereço: Av. João de Barros, 594 -Santo Amaro
Cidade/Estado: Recife-PE

RECIFE
Dia: 05 e 06 dezembro de 2009
Local: SESC Casa Amarela
Horário: 20h
Endereço: Av. Professor José dos Anjos, 1109
Cidade/Estado: Recife – PE

MACEIÓ
Dia: 07 e 09 dezembro de 2009
Local: Teatro do SESI
Horário: 21h (show)
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, n° 1113 – Pajuçara
Cidade/Estado: Maceió/AL
MACEIÓ
Dia: 08 dezembro de 2009
Local: SESC Guaxuma
Endereço: Rua Coronel Mário Saraiva, s/n, Guaxuma
Cidade/Estado: Maceió, AL

RIO DE JANEIRO
Dia: 13 dezembro de 2009
Local: SESC Tijuca
Horário: 20h
Endereço: Barão de Mesquita 539
Cidade/Estado: Rio de Janeiro – RJ


FONTE: Siri

Nenhum comentário: