PP - O que é Taiko?
MF - O taikô é um instrumento de percussão e está presente na história japonesa há pelo menos 1500 anos, cuja superfície é confeccionada com couro de animal. A palavra taikô significa "Grande Tambor" em japonês. Em seus primórdios, era destacado como uma forma de comunicação entre comunidades rurais e também servia como demarcador de áreas, limitando certa região de acordo com o espaço onde fosse audível o som dos tambores.
Ao longo da história, o taikô foi uma forma de expressão cultural. Podia ser utilizado para motivar tropas, para agradecimentos pelas boas colheitas nas cerimônias religiosas, entre outros. Contudo, após a segunda guerra mundial a sua função social sofreu uma grande mudança sendo hoje, quase que exclusivamente encontrado em festividades de cunho artístico.
PP - Como surgiu o grupo?
MF - O grupo surgiu a mais de 2 anos pela iniciativa da Associação Cultiral Brasil-Japão da Paraiba - ACBJPB, em trazer aspectos da cultura japonesa paraa paraiba, sendo o taiko ums dos maiores simbolos da Cultura Nipônica. O grupo é formado por 6 (seis) integrantes: Marianny Fernandes, Deise Coitinho, Rafaela Machado, Marcos Arakaki, Pablo Gomes e Paulo Victor Alves.
MF - Estamos bem animados, pois é a primeira vez com essa formação, que participamos de um evento como esse. Vai ser uma ótima experiência. Além poder assistir apresentação de outros grupos relacionados à percussão. Vai ser algo novo, algo que vai somar na nossa trajetória como grupo.
Para saber mais sobre o 2º Dia Percussivo visite:
http://www.diapercussivo.blogspot.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário