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A Percussão na Obra Museu da Inconfidência de Guerra Peixe (Dissertação de Mestrado de Janaína Sá)

Está disponível no Paraíba Percussiva para download a dissertação de Mestrado "A Percussão na Obra Museu da Inconfidência  de Guerra Peixe" (2012) de Janaína Paiva Garcia Sá pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob orientação do Professor Dr. Luís Carlos Justi. Abaixo o resumo da obra:

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo transmitir aos músicos percussionistas as ideias e sugestões de interpretação da percussão concernentes à obra Museu da Inconfidência (1972), escrita por César Guerra-Peixe (1914-1993) – em especial ao Bombo Sinfônico do movimento IV, Restos de um Reinado Negro. Estas se baseiam nas informações transmitidas pelo próprio compositor a Luiz D’Anunciação, que, à época da execução da obra feita pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), esclareceu pessoalmente com Guerra-Peixe as particularidades de se executarem os trechos da percussão nessa obra. As experiências adquiridas por Guerra-Peixe em Recife, Pernambuco, na década de 50, culminaram em seu livro Maracatus do Recife, publicado em 1955, importante fonte de consulta para a realização desta dissertação. As informações contidas neste trabalho referem-se ao Maracatu da época em que Guerra-Peixe o pesquisou em Recife. As entrevistas com Luiz D’Anunciação foram de extremo valor para a realização deste trabalho, justamente por ser ele uma fonte primária de informações sobre o pensamento musical de Guerra-Peixe, sobretudo no que se refere à obra Museu da Inconfidência. A gravação feita pela OSB, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, é uma importante fonte de consulta quando utilizada como referência sonora, por se tratar de um trabalho que contou com a orientação direta de Guerra-Peixe nos ensaios e com a participação de Luiz D’Anunciação como chefe do naipe de Percussão daquela orquestra. Considerando a escassez de material acadêmico escrito sobre o assunto, este trabalho poderá servir de parâmetro a percussionistas, professores, compositores e regentes.


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