Marcadores

Nina Pará é a nova endorseer Pearl da América Latina (SP)


A baterista Nina Pará é a nova endorseer do time da Pearl da América Latina. Nina iniciou seu contato com a música aos 15 anos, quando começou a tocar guitarra. Ela chegou a fazer aulas com Márcio Okayama. Aos 18 anos, depois de assistir um show do Mike Stern Trio, com Dennis Chambers na bateria, Nina decidiu começar a tocar bateria. Desde então passou a estudar o instrumento, tendo aulas com Jorge Aniello, Ronald Turnbull e mais tarde com Douglas Las Casas e Aquiles Priester. Atualmente estuda com Christiano Rocha e Dom Famularo.

Suas influências sempre rondaram o rock, em especial o heavy metal e o rock progressivo, mas é claro que a música brasileira também faz parte de sua vida. A baterista iniciou sua carreira tocando em bandas cover de rock nacional, hard rock e heavy metal pelos bares da cidade de São Paulo. Logo foi chamada também para tocar como freelancer. Seu primeiro trabalho como freelancer foi na banda Barra da Saia, no ano de 2002. Nina tocou em casas de shows e rodeios de várias cidades de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Paraná, etc.

Tocou em algumas bandas de metal, com destaque para o Illustria e Kavla. Com essa última, ela se apresentou não só em casas como Blackmore Rock Bar e Manifesto Bar, mas também teve a possibilidade de abrir dois grandes shows em 2005, o dos holandeses do AfterForever, no CIE Music Hall. E também em 2005 abriu o show da turnê do disco "Majestic" dos alemães do Gamma Ray. O segundo cd do Kavla, Surreal, saiu pela Encore Records em setembro de 2008. Com o Illustria lançou um EP, Demons of War (2009). Tocando no Lacme de 2006 a 2010, lançou 3 trabalhos, o Reverse, em 2008, e o Reverse Naked. Em 2009 lançaram o EP de Mantras e Repetições de Rock. O clipe da música Hello Hello foi veiculado no programa Zero Km, do canal Multishow de TV.

 Nina também foi baterista freelancer do cantor e compositor Landau, de julho de 2009 a junho de 2011. Nesse trabalho Nina tocou em muitas cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.Atualmente a baterista faz parte de 3 bandas:

Crats, trio de som instrumental composto por Tatiana Pará, irmã de Nina, e Cláudio Morgado, baixista. O grupo lançou seu primeiro EP em 2011. Sun é uma banda de rock autoral que se apresenta em bares da cidade de São Paulo, já tem um EP lançado e está se preparando para lançar o primeiro EP mixado pelo produtor Paulo Anhaia. Nina foi recentemente incorporada à banda Ronaldo e os Impedidos (em dezembro de 2010). Rock autoral que conta com o ex-goleiro do Corinthians, Ronaldo Giovanelli, como cantor.

A carreira da baterista também abrange a realização de workshops. Em São Paulo foram 3, em 2006 e 2007, na loja Seventy Music, e mais recentemente (2011) no Encontro de Bateras, realizado no Hangar 110. Em Curitiba foram 3 também, em 2007, 2010, e 2011. Os dois primeiros a convite do baterista Joel Jr, e o último na loja ZeroDb, junto com o percussionista Eduardo Cubano.

Nina teve algumas aparições na revista Modern Drummer brasileira. Em fevereiro de 2007 ela respondeu uma entrevista contando sua trajetória como musicista. Em janeiro de 2008 respondeu perguntas sobre pedal duplo e dois bumbos. E em junho de 2008, participou de uma matéria especial sobre mulheres bateristas. Além disso, Nina já colaborou para coluna “Só Vale Se Tocar” com um exercício sobre exercitar o pé esquerdo no chimbal e também escreveu uma matéria sobre tendinite e lesões de esforço repetitivo.

Nina dá aulas particulares de bateria e prática de conjunto, é colunista do Site Batera, e também faz produções em seu estúdio Black Dogs, na Vila Mariana, na cidade de São Paulo;..

DISCOGRAFIA:
Kavla - Surreal – 2008
Lacme - Reverse – 2008
Lacme - Reverse Naked - 2008

Nenhum comentário: