Marcadores

Grupo Tambuco do México se apresenta no V ELAP


Mais uma grande atração estará nos palcos do V Encontro Latino Americano de Percussão. Dessa vez, é o grupo Tambuco do México, que fará ensaio aberto no dia 04 de novembro, quarta-feira, na Universidade Federal de Uberlândia, no Teatro Rondon Pacheco às 10:30h e apresentação às 19:00h junto com o Grupo Percussivo da USP. Os ingressos para a noite custam R$10,00 inteira e R$ 5,00 meia.



TAMBUCO


Fundado em 1993, Tambuco é na atualidade, um dos mais importantes grupos de percussão do mundo. A atividade do Tambuco se fez merecedora de numerosos prêmios, distinções e reconhecimentos de instituições nacionais e estrangeiras. Tambuco tem oferecido concertos em quatro continentes. Entre suas apresentações mais importantes, destacam-se concertos nos Estados Unidos (Lincoln Center, Kennedy Center), Tokio (Ino Hall), Londres (Barbican Centre), Paris e Montpellier (Festival de Radio França), Lisboa (Festival dos Cem Dias e Expo '98), Austrália (Queensland Music Festival), Alemanha, Espanha, Itália, Cuba, Colômbia, Brasil, Uruguai, Argentina e Canadá, assim como em todas as salas de concertos no México.

Em vários de seus concertos, Tambuco tem contado com a destacada participação de diretores e solistas convidados de primeira linha, como Keiko Abe, Nanae Yoshimura, Kifu Mitsuhashi, Glen Vélez, Michael Nyman, Stewart Copeland, Valerie Naranjo, Robert Van Sice, Enrique Diemecke, e Eduardo Mata.

Como grupo solista, Tambuco tem se apresentado com grupos como Kronos Quartet, The Michael Nyman Band, Southwest Chamber Music, Orquestra Filarmônica da Cidade de México, Orquestra Sinfônica de Guanajuato, Orquestra de Baja Califórnia, La Camerata , Orchestre Philharmonique de Montpellier, Orchestra de Catania e Santa Bárbara Chamber Orchestra, entre outras.


Tambuco tem 7 CDs gravados. Seu álbum mais recente "Carlos Chávez Complete Chamber Music" obteve duas indicações para o GRAMMY, como melhor álbum de música Clássica e como Melhor Grupo de Câmara. Seu álbum "Rítmicas" foi selecionado por "The Audiophile Audition" como um dos melhores CDs do ano. Tambuco tem dado início à gravação da "Série Ibero-americana" uma importante coleção de músicas para percussão escrita por compositores Ibero-americanos que tem colaborado com Tambuco.

Ricardo Gallardo
Diretor Artístico

Nascido na Cidade de México, Ricardo Gallardo estudou no Conservatório e Escola Nacional de Música da UNAM. Em 1987 se muda para o Canadá para realizar estudos avançados de Música em The Banff Centre of Fine Arts. Posteriormente viaja a Londres, Inglaterra onde obteve o mestrado em Percussão na The City University.

Ao longo de sua carreira tem recebido prêmios, bolsas e numerosos reconhecimentos de suas atividade musical, tais como o estímulo para solistas do Conselho Nacional para Cultura e Artes, bolsas de estudos e projetos outorgadas por The Banff Centre no Canadá, The British Council Fellowship para estudos na Gran Bretanha, assim como prêmios para a comissão e estréia de obras outorgadas por The Canadá Council, e The Arts Council of Great Britain.

Ricardo Gallardo obteve na Alemanha o Kranichsteinerpreis; distinção outorgada pelo Darmstadt Internationales Musikinstitut aos melhores intérpretes de música contemporânea, o Reconhecimento de Criação Artística, da UNAM e recentemente a Medalha Mozart de Ouro, outorgado pela Embaixada da Áustria e o Instituto Cultural Domecq.

Como solista e diretor do Quarteto de Percussão TAMBUCO, a carreira de Ricardo Gallardo tem demonstrado um interesse primordial: promover e difundir a música contemporânea, através de uma estreita colaboração com o maior número possível de compositores, a estréia de suas obras, e sua difusão no exterior, a colaboração com diversas disciplinas artísticas, e a formação de novas gerações de percussionistas mediante master-classes, clínicas, seminários, etc. Ricardo Gallardo conta com um amplo repertório de obras que foram sido escritas especialmente para ele, além das obras que são consideradas como clássicas dentro do repertório internacional para percussão etc.

Alfredo Bringas

Sua atividade musical se centra fundamentalmente na criação e difusão do repertório nacional e internacional de música contemporânea para percussão. Como membro fundador do Tambuco tem gravados oito discos que, em sua maioria, escritas especialmente para o grupo. Assim mesmo, tem realizado turnês e concertos por quatro continentes em importantes cidades do México, Cuba, Colômbia, Argentina, Uruguai, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Francia, Itália, Espanha, Inglaterra, Portugal, Japão, Índia, China y Austrália. Tem trabalhado com artistas internacionais como Eduardo Mata, Keiko Abe, Stewart Copeland, Robert van Sice, Glen Velez, Steven Shick, Valerie Naranjo, Nanae Yoshimura, entre outros.

Tem participado como solista com a Orquestra Filarmônica de Montpellier, Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara, CA., Orquestra Filarmônica da Cidade do México, Orquestra Sinfônica de Guanajuato e Orquestra de Câmara de Bellas Artes. É o principal percussionista da Camerata de Las Américas dirigida por el Dr. Roberto Kolb. Com este grupo tem estreado mais de cinqüenta obras contemporâneas e conta com mais de uma dezena de discos compactos de repertorio contemporâneo latino-americano. Obteve o título de Licenciado Instrumentista em Percussão na Escola Nacional de Música da UNAM onde atualmente trabalha como professor de percussão.

Raul Tudón

Raúl Tudón tem se consolidado como uns dos marimbistas mais inovadores de sua geração, compondo e interpretando suas próprias obras onde tem explorado ao máximo as possibilidades sonoras do instrumento. Além de ter uma sólida carreira como solista, paralelamente tem uma brilhante carreira como compositor escrevendo obras tanto para instrumentos solistas como para grupos de câmara e orquestras, sendo por suas obras para percussão as mais importantes em seu catálogo. Tem escrito mais de 65 obras com uma ampla variedade de combinações, destacando as orquestrais e os grupos de percussão. Tem recebido bolsas do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes e convites de importantes Festivais como o Festival Internacional Cervantino, entre outros. Como solista tem realizado quatro gravações para Quindecim Recordings onde tem gravado a maioria de suas obras para marimba.

Miguel González
Nasceu em 5 de dezembro de 1973 na Cidade do México, começando seus estudos musicais com a idade de três anos. Obteve a Licenciatura em Artes especialidade Percussão da Universidade Veracruzana com os professores Alvin Krueger (timpanista principal da Orquestra Sinfônica de Xalapa) e Jesus Reyes (percussionista principal da Orquestra Sinfônica de Xalapa). Em 1992 cursou um ano de especialização em bateria e em percussão no Institute of Technology em Hollywood, Califórnia, com os professores Joe Porcaro, Ralph Humphrey, Efrain Toro, Casey Sheurrel, e Takashi Numazawa entre outros.

Realizou estudos em percussão no Lemmensintitunt em Leuven na Bélgica, aonde seus professores foram Leo Ouderits e Ludwig Albert.Recebeu do Centro Nacional de las Artes o Diploma em Estudos Avançados de Percussão, que foi organizado por Tambuco, Quarteto de Percusiones de México, e seu diretor Ricardo Gallardo. Ganhador do primeiro lugar no International Marimba Duo Competition 2001 em St. Truiden , Bélgica. Estudou também com Gabriela Jimenez. Tem participado em diversas classes de professores com Cloyd Duff, Robert Van Sice, Nancy Zeltsman, e percussão múltipla com Steven Shick, e alguns outros.

Em 1989 co-fundou o Grupo de Percussão de Xalapa, até 1996 em que passou a ser percussionista principal da Orquestra Sinfônica Juvenil de Veracruz. Em 1998 se integrou como percussionista e assistente de tímpanos da Orquestra Sinfônica de Xalapa, posto que desempenha até atualidade. Em 1999 fundou o Grupo de Percussão Xoc, do qual é também diretor. Recentemente se integrou a Tambuco. Desde 1993 é professor de percussão na Universidade Veracruzana em Xalapa, Veracruz.

Programa:

Kiloloki (2003) - Germán Romero (1966)
Rhythmic Structure of the Wind I (2009) - Raúl Tudón (1961)
Musique de Table (1987) - Thierry de Mey (1956)
Stone Song, Stone Dance (2000) - Paul Barker (1957)
Hematofonía (2008) - Héctor Infanzón (1959)
Estudio sobre la Modulación Métrica (2003) - José Manuel Lopez - López (1956)

Nenhum comentário: