
O Tambaleio desenvolve uma linguagem musical baseada na sonoridade de diversos instrumentos de percussão. Através da fusão de linguagens e timbres variados o grupos cria uma musicalidade singular, calcada em ritmos brasileiros, africanos e latinos.
Composições próprias são a base do repertório, interpretado apenas com instrumentos de percussão. Pratos sinfônicos e caixa clara se unem a alfaias, djembês e pandeiros, refletindo a versatilidade e riqueza timbrística do Tambaleio. Reco-reco, triângulo, congas, berimbaus, gonguê, xequerê, surdos, repiniques, dununs e agogô de 4 bocas, são alguns dos instrumentos que compõem a sonoridade do grupo.
O espetáculo desenvolve um diálogo entre a percussão e o movimento corporal, através da dança e interpretação de textos que permeiam a execução musical, criando novas relações com o público.
O Tambaleio surgiu em 2002 no Laboratório de Percussão do Instituto de Artes da Unicamp, através da união de percussionistas do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas interessados em pesquisar e tocar percussão popular. À influência erudita somaram-se características de linguagens populares, como o balanço dos ritmos brasileiros e a improvisação. Atualmente o grupo é formado por alunos e ex-alunos de percussão e bateria do Instituto de Artes sob direção musical de Chico Santana. O grupo conta ainda com direção cênica de Alexandre Caetano (Boa Cia) e participação da bailarina Letícia Rodrigues.
O Tambaleio já se apresentou no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, Espaço Cultural CPFL, Conservatório Souza Lima (São Paulo), Escola do Sítio, Centro de Convenções da Unicamp, Útero de Vênus, Centro de Convivência Cultural de Campinas, entre outros, e já participou de festivais como o FEIA (Festival do Instituto de Artes), Dia da Percussão PAS (Percussive Arts Society) e Ritmos da Terra 2008.
Integrantes: Alexandre Caetano, Chico Santana, Fábio Augustinis, Humberto Ramos, Letícia Rodrigues, Lucas Moreira, Marcos Rocha, Paulo Salmaci, Raul Rodrigues e Vitor Zago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário