Dentro da programação do 1º dia do V Encontro Latino Americano de Percussão que acontecerá de 03 a 07 de novembro em na UFU em Uberlândia, haverá o Concerto do Grupo de Percussão da UFU às 19:00h no Teatro Rondon Pacheco. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00O Grupo de Percussão da UFU faz parte do Curso de Música (Habilitação percussão) e teve início em 1996 na Universidade Federal de Uberlândia com o professor Ronaldo Pruss realizando algumas apresentações em Uberlândia. Após um período sem atividades, o grupo retornou a realizar concertos em 2002 sob a coordenação do professor Eduardo Tullio.
O grupo é formado pelos alunos do curso de percussão da UFU que busca difundir a prática de conjunto de percussão, formando um Laboratório de pesquisa, único na região do triângulo mineiro. Além de concertos nas cidades de Uberlândia, Araguari e nos campi da UFU, o grupo já se apresentou em diversos eventos em outras cidades como: Ritmos da Terra – Mostra Internacional de Percussão – Campinas, 2002, e I Goiânia Festum Fluxorum da Escola de Musica da UFG - Goiânia, 2003 e no I Encontro de Percussão de Vitória no Espírito Santo em 2008. O grupo é coordenado pelos professores de percussão da UFU Eduardo Tullio e Cesar Traldi e formado por doze alunos do curso de música. Músicos integrantes: Leandro Pereira, William “Jack” Nunes, Daniela Leite, Manoel Moura, Felipe Moraes, Lúcio Scaranaro, Moisés Oliveira, Lúcio Rogério Mirtes Julia, Marcelo Esteves, Mariana Parreira, Wagner Evangelista, Lúcio Rogério. Músicos convidados: Tatiana Oliveira, Diego Meireles, Ronaldo da cuíca.
Eduardo Fraga Tullio
Eduardo Fraga Tullio
Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e Graduado em Música na Universidade Federal de Santa Maria (RS) onde estudou com Ney Rosauro dentre outros professores. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Villa-Lobos – RJ onde foi aluno de Guilherme Gonçalves e Edgar Rocca (Bituca) dentre outros. Participou de master-classes com importantes professores de percussão. É professor efetivo de percussão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2006, onde coordena o Grupo de Percussão da UFU. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil com recitais de música de câmara e integrando o naipe de orquestras sinfônicas. Foi professor de percussão convidado no I Encontro de Percussão de Vitória-ES e no Festival de Inverno de Domingos Martins – ES. Participa como professor convidado no curso de música a distância da UNB. Desde 2005 tem participado como percussionista da Bienal de Música Contemporânea no Rio de Janeiro.É Bacharel em percussão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Posteriormente, sob a orientação do Prof. Dr Jônatas Manzolli realizou sua pesquisa de mestrado focada no estudo do processo internacional do intérprete com meios tecnológicos. Como solista, tem se destacado nacionalmente através de suas atuações frente à Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra da TV Cultura, entre outras. Realizou apresentações e recitais solos nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. Já se apresentou em importantes eventos nacionais e internacionais: Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Cuba.
Apresentou-se em 2004 no concerto “Young Percussion Soloists International” em Bjelovar e foi escolhido pelo concurso “Furnas Geração Musical” como um dos três jovens solistas mais promissores do Estado de São Paulo. Em 2005 foi premiado no V Concurso Petrobras Pró Música para Jovens Solistas, no Concurso CCLA de Música Instrumental para Jovens, finalista do programa “Prelúdio” (TV Cultura) e destaque do I Festival Internacional da Unicamp. Em 2006 foi novamente escolhido pelo Furnas Geração Musical como um dos três jovens solistas mais promissores do Estado de São Paulo.
Em 2008 foi professor do Festival Internacional de Inverno de Jaguariúna. Atualmente, forma com o percussionista Cleber Campos o Duo Paticumpá que, tem se destacado como um dos principais difusores do gênero no país. É aluno de Doutorado da Unicamp, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), professor de percussão e Chefe do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia e Presidente da Percussive Arts Society do Brasil.
Programa:
Programa:
Concerto de Marimba e Grupo de Percussão – Ney Rosauro (1952)
Marimba solo: Prof. Cesar Traldi
Saudação
Lamento
Dança
Despedida
Lamento
Dança
Despedida
Bola de meia bola de gude - Milton Nascimento e Fernando Brant
Arranjo para grupo de percussão - Prof. Carlos Menezes.
Urbanas (1987) – Fernando Iazzetta (1966)
Ceremonial (1972) - Paul Creston (1906-1985) Pianista convidada: Aline Alves
Ceremonial (1972) - Paul Creston (1906-1985) Pianista convidada: Aline Alves
Toronubá (2000) – Dimitri Cervo (1968)
Pianista convidado: Ernane Machado
Aquarela do Brasil (1939) – Ary Barroso (1903-1964)
Arranjo para teclados de percussão – Fernando Iazzetta,
Arranjo para percussão - Grupo de Percussão da UFU
Músicos convidados: Diego Meireles – berimbau
Ronaldo Zebra – cuíca
Murilo Resende - baixo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário