Marcadores

Metais e percussão destacam-se em programa da Série de Câmara da OSESP na Sala São Paulo


Hoje, domingo dia 6 de setembro às 17h00 na Sala São Paulo, a Série de Câmara apresenta um programa diferenciado, somente com os naipes de metais e percussão. Sob regência de Ricardo Bologna (foto ao lado), as formações reduzidas da Osesp interpretam a Sinfonia para Metais de Jan Koetsier; Mutações sobre Bach, de Samuel Barber; e a Sinfonia para Metais, de Eric Ewazen. O programa finaliza em grande estilo com Cantata para América Mágica, de Alberto Ginastera: a obra terá solos da soprano argentina Alejandra Malvino e conta com diversos instrumentos percussivos em sua execução.

Esta excelente peça foi apresentada pela primeira vez no Brasil no fim da década 70, em São Paulo e em Campos do Jordão, sob a regência de Claudio Stephan com o Grupo de Percussão do Conservatório de Brooklyn. Já o Grupo PIAP da UNESP apresentou esta obra pela primeira vez em Campos do Jordão em 1995, com a soprano Adélia Issa. Em 1998 o Grupo PIAP voltou a apresentar a peça com a soprano Martha Herr em São Paulo, Londrina e no Rio de Janeiro. Em 2006 a obra foi novamente apresentada no Rio de Janeiro sob direção de Ligia Amadio, numa formação com percussionistas do Rio, França e Argentina, tendo como solista Alejandra Malvino (a mesma solista da apresentação na Sala SP).

Será uma excelente oportunidade também de ver no palco ao mesmo tempo 14 percussionistas formados pela UNESP :Alfredo Lima (formado em 1989), Armando Yamada (formado em 1990), Carlos Stasi (formado em  984), Danilo Valle (formado em 2007), Eduardo Gianesella (formado em 1987), Eliana Sulpício (formado em 1990), Elizabeth Del Grande (formado em 1987), Márcia Fernandes (formado em 2006), Ricardo Appezzato (formado em 2004), Ricardo Bologna (formado em 1992), Ricardo Righini (formado em 1987), Richard Fraser (formado em 1988), Rodolfo Vilaggio (formado em 2002) e Saulo Camargo(formado em 1984).
 
Fonte: ASCOM do grupo PIAP

Nenhum comentário: