Marcadores

CD indicado: Discografia do Grupo pernambucano Sa Grama


Em 1995, o grupo Sa GRAMA foi criado no Conservatório Pernambucano de Música por iniciativa do Professor e Flautista Sérgio Campelo. O grupo trabalha a música pernambucana baseada nas manifestações de nossa cultura popular, com uma linguagem mais elaborada, mais erudita. Constituído de instrumentos acústicos, os 9 músicos buscam o máximo de efeitos sonoros em suas composições.

Em 1998, o grupo Sa GRAMA criou e gravou a trilha sonora original da microssérie “O AUTO DA COMPADECIDA” do escritor Ariano Suassuna, exibida pela Rede Globo com direção geral de Guel Arraes, que no ano de 2000, foi recordista nacional na versão lançada nos cinemas de todo Brasil. Através da Globo Filmes, o SaGRAMA gravou seu primeiro CLIP em 35mm, com direção geral de Guel Arraes, assistência de direção de Lula Queiroga e produção da Luni Produções.

Em 2002, o SaGRAMA compôs e gravou a trilha sonora original do filme “O BRASIL IMPÉRIO NA TV” das diretoras Fátima Accetti e Cynthia Falcão, uma realização da Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o Ministério da Educação.

Em 2003, o grupo compõe a trilha sonora original da Peça Teatral “Fernando e Isaura”, primeiro romance do escritor Ariano Suassuna, adaptada pelo diretor Carlos Carvalho. Durante 3 meses em cartaz, todos os sábados e domingos, os músicos do SaGRAMA estiveram em cena interagindo com os atores da peça. Está peça foi repetida durante 3 meses no final do ano de 2005, novamente com a participação do SaGRAMA em cena.

Em 2004, numa produção conjunta dos paises Brasil e Portugal, o grupo assinou em parceria com o compositor português Ricardo Dias, a trilha sonora de outra peça teatral: “Quem tem, tem medo”, do diretor Junior Sampaio.

No início do ano de 2005, o SaGRAMA realiza um espetáculo no Sesc-Copacabana no Rio de Janeiro, onde grava um filme de 26 minutos com depoimentos de como se constrói uma trilha sonora. Este filme será o “Make Of” do filme o Auto da Compadecida que estará sendo exibido através de um caminhão com uma tela adaptada, em diversas cidades do Rio de Janeiro dentro do Projeto Cinema Tocado.
Em 2006, o SaGRAMA assina a autoriade mais uma trilha sonora. Desta vez para a peça teatral “Histórias de além-mar” da Companhia Muganga de Amsterdam-Holanda, da diretora Cláudia Maoli.



O SaGRAMA tem 7 discos gravados e vendidos em todo Brasil:



1ºCD - Leva o mesmo nome do grupo, foi finalista do prêmio “SHARP 1998”, na categoria música instrumental. (1998 - Selo LG)



2ºCD - Intitulado “ENGENHO”, teve o lançamento nacional em Maio de 2000 na FUNARTE no Rio de Janeiro e na UNICAMP em Campinas-SP. (1999 - Selo LG)



3ºCD - Com o título “TRILHA SONORA - O AUTO DA COMPADECIDA” é sucesso de crítica e venda em todo Brasil. (2000 - Selo Natasha)


4º CD - Intitulado “TÁBUA DE PIRULITO”, foi lançado no Recife. Este CD, conta com a participação de convidados especiais como o Quinteto de Cordas da Paraíba, o violonista Fred Andrade, o baterista Ebel Perreli, as crianças do Daruê Malungo, entre outros..... (2002 - Selo LG)


5º CD – lançado Juntamente com o filme, é mais uma trilha sonora original do SaGRAMA, intitulado "BRASIL IMPÉRIO NA TV". (2002 - Selo LG)


6° CD – intitulado “TENHA MODOS”, foi lançado no dia 19 abril de 2007, em Recife no Teatro de Santa Isabel. Com gêneros típicos do carnaval pernambucano, “Tenha Modos” retrata através da música, toda magia e vibração dos folguedos do carnaval do Recife, Olinda e interior de Pernambuco. Conta com a participação especial de músicos renomados de nossa cultura popular como Spok no saxofone, Maciel Salu na voz e rabeca, Cezinha na sanfona, Shacon Viana nos instrumentos afro-percussivos, Coro Contracantos nas vozes, Quebra-baque no batuque de rua, Cruzeiro do Forte na percussão do maracatu rural, Maira Macedo no banjo e cavaquinho, Filipe Johnson no violino, Íris Vieira na tuba, Nilsinho Amarantes no trombone e Enock Chagas no trompete. Premiações - Primeiro lugar no “Prêmio Aeso de Cultura Pernambucana” em 1998, categoria música.- Homenageados no “23º Baile dos Artistas” em 2001, destaque música. - Primeiro lugar no “Prêmio Bandepe Valor Pernambucano Arte e Cultura” em 2002, categoria música.- Prêmio especial do júri APACEPE de Teatro e Dança – 2004 pela realização da trilha sonora da peça teatral “Fernando e Isaura”.





A música do SaGRAMA encontra-se em:



FILME (35mm)
O Auto da Compadecida (Autor da trilha sonora original)
CURTA (35mm)
O velho, o mar e o lago (Direção musical e autor da trilha sonora original)
A história da eternidade (Direção musical e autor da trilha sonora original)
Rapsódia para um homem comum (Direção musical e autor da trilha sonora original)
A composição do vazio (Obras cedidas).
Isabel (Direção musical, autor da trilha sonora original e obras cedidas).
A Árvore sagrada (Direção musical, autor da trilha sonora original e obras cedidas)



VÍDEO


- O Brasil-Império na TV (Direção musical e autor da trilha sonora original)


- Carnavais (Obras cedidas)


- A estética do cangaço (Obras cedidas)


- Brasil- Portugal-500 anos (Obras cedidas)


- O Dom da sabedoria (Obras cedidas)


- Vila do céu (Obras cedidas)



CD ROOM



- Viagem em torno de Gilberto Freyre (Obras cedidas)


- História (nem sempre) bem humorada de Pernambuco (Obras cedidas)



TEATRO


- À ver estrelas... (Direção musical, autor da trilha sonora original e arranjador das canções do diretor geral João Falcão)


- Fernando e Isaura (Direção musical, autor da trilha sonoraoriginal e arranjador das canções do diretor geral Carlos Carvalho)


- Quem tem, tem medo (Direção musical, autor da trilha sonora original em parceria com o músico Português Ricardo Dias)


- A maquina (Obras cedidas) - Mamulengo sorriso ( Obras cedidas )





BALÉ


- Cia de Dança Perna de Palco(PE) (Obras criadas especialmente para cena e obras cedidas)


- Trupe do Passo(RJ) (Obras cedidas)


- Balé Íris de Alagoas(AL) (Obras cedidas)

Acesse o blog do Sa Grama: http://sagrama.blogspot.com/2009_04_21_archive.html

Um comentário:

Dassanta disse...

Baixe a discografia completa do SaGrama no blog Quadrada dos Canturis.