A Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes está comemorando um ano de atividades com uma programação cultural e educativa que está prevista para acontecer até dezembro de 2009. Nesta quarta-feira (26), a abertura das comemorações tem início às 9h na Estação, localizada na Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.Durante todo o dia, a partir das 9h50, acontece a apresentação das atividades do programa 'Ciranda Curricular' e suas oficinas de artesanato, música (flauta, percussão), técnicas de desenho, dança, teatro, origami, quadrinização e recreação, que acontecerão respectivamente nas salas de práticas educacionais, salão panorâmico e sala multiuso.
Uma das oficinas ministradas será com a percussionista Wênia Xavier sobre leitura rítmica lúdica. A oficina tem como objetivo fazer com que os participantes possam reconhecer e executar figuras rítmicas em partituras musicais a partir de dinâmicas de grupo, exposições dialogadas e jogos musicais educativos. A oficina tem duração de 2 horas iniciando-se às 10:00h na Sala de Convenções A da Estação Cabo Branco. Estarão disponíveis 30 vagas para adultos e crianças a partir de 8 anos que se interessem pela iniciação de leitura de partituras. Após a oficina haverá uma apresentação com os participantes do material musical produzido.
Wênia Xavier
É mestranda em música pela UFPB, na área de etnomusicologia e membro do Grupo de pesquisa práticas de ensino e aprendizagem da música em múltiplos contextos. Tem Pós-Graduação (especialização) em Psicologia Educacional e Educação Ambiental (2001 e 2002). É graduada em Pedagogia e Psicologia (licenciatura), bacharel em Música (Percussão) e Psicologia Hospitalar pela UFPB (1999, 2003, 2006 e 2008 respectivamente). É aluna do Curso de Licenciatura em Música da UFPB. Foi professora substituta de percussão (bacharelado e extensão) do Departamento de Música da UFPB (2007-2009). É professora de percussão da Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN) desde 1999 e percussionista da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) desde 2001.
Na música popular atuou ao lado de diversos nomes da cena paraibana como Antônio Barros e Cecéu, Maíra, Escurinho, Clã Brasil e Fuba. Foi fundadora dos grupos Bastianas e Zabumbeat. Participou de diversas gravações de Cd´s e programas de rádio e TV. Participou também de grupos de câmara como Camerata Brasílica, Quinteto de Metais Parahybrass, Grupo de Percussão do Nordeste e Metalúrgica Filipéia. Participou de inúmeros festivais, workshops, encontros, master class e oficinas com professores nacionais e internacionais. Organizou dezenas de eventos de percussão. Tem artigos publicados na área de educação musical e etnomusicologia em eventos regionais e nacionais. É idealizadora do “Dia da Percussão” em João Pessoa e do Paraíba Percussiva, um boletim informativo sobre bateria e percussão.(http://www.paraibapercussiva.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário