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A história da conga - Parte IV

Texto de Nolan Warden
Tradução de Juliana Bastos


Popularização

Por um longo tempo durante o seu desenvolvimento, em torno do início do séc. XX, as tumbadoras não foram bem recebidas ou aceitas pela corrente principal da sociedade cubana. Eles estavam em uma classe de instrumentos musicais considerada inferior devido à sua intrínseca ligação com os solares. Felizmente, isso começou a mudar com a ajuda de alguns corajosos músicos, o crescimento da indústria da música, e o abrir de ouvidos e mentes dos ouvintes.


No final da década de 1930 e início da de 1940, as tumbadoras começaram a encontrar um lugar na música popular cubana. A pessoa que normalmente é creditada com plena incorporação na música popular é Arsenio Rodríguez. Um famoso músico, compositor, e líder de banda, Rodríguez tinha orgulho de sua herança africana. Em 1940, quando ele começou a padronizar a instrumentação de um conjunto, ele tinha o seu irmão, Israel Rodríguez, tocando tumbadora. Outro grupo popular da época, o Arcaño y sus Maravillas, pediu a Israel para que ele se sentasse com sua banda e ensinasse seus percussionistas a tocar tumbadora (*).
[Foto: Desi Arnáz tem algumas explançaões a fazer sobre essa técnica! BMI Archives]

Estes conjuntos revolucionaram o som da música cubana e se tornaram sucesso em casa e nos Estados Unidos.Em Nova Iorque, uma big-band popular chamada Machito and His Afro-Cubans foi a primeira a introduzir uma tumbadora de maneira consistente. Isto ocorreu por volta de 1943 com Carlos Vidal, entre outros, tocando tumbadora. Congas atuais já haviam sido vistas e ouvidas nos Estados Unidos antes, mas figuraram principalmente como novidade.

O primeiro líder de banda que tocou realativamente música cubana autêntica nos Estdos Unidos foi Don Azpiazú em 1930. No decorrer dessa década, sua banda viajou pelo país, tornando-se famosa com sucessos como o "La Conga" (**). Esta canção foi provavelmente o primeiro momento em que se viu o ritmo la conga ser tocado em solo estadunidense, mas não fica claro se congas reais foram incorporadas ou não.

Mais tarde, Desi Arnáz (de I Love Lucy) alegou que ele foi o primeiro a introduzir a conga nos Estados Unidos. Não está claro, porém, se ele estava falando da dança, do tambor, ou ambos. De qualquer maneira, é difícil considerar seriamente esta alegação porque a autenticidade de Arnáz é questionável, para dizer ao menos. Sua aplicação comercial e exploração dos estilos de carnaval em atabaques nos musicais da Broadway e, mais tarde, na televisão, é a razão pela qual ele não é respeitado pelos conhecedores dessa cultura.

Em qualquer caso, o líder de banda Machito (Frank Grillo) é creditado como sendo o primeiro artista estadunidense a usar uma verdadeira tumbadora, no sentido em que não estava ligado com o ritmo la conga. O diretor musical de Machito (que era também seu cunhado), Mario Bauza, também teve um grande impacto sobre a emparelhamento mais famoso dos ritmos afro-cubanos com o jazz.

Em 1947, Dizzy Gillespie contactou Bauza para encontrar alguém que tocasse o que Dizzy chamava de "tom-tons." Bauza dirigiu-o a um recém-chegado na cidade, Chano Pozo. Chano foi um famoso percussionista e compositor de Havana que veio a Nova York depois de perceber que suas composições eram populares entre os grupos, tais como Machito's Afro-Cubans.

A fusão de ritmos cubanos “dançáveis” e jazz norte-ameircanos “não-dançáveis” criou tensão num primeiro momento. Alguns percussionistas de Dizzy queixaram-se da situação, dizendo que o jazz não era lugar para tais " tambores da selva."
[Foto: Chano Pozo. BMI Archives]

Mas o novo som de "Cubop", mais tarde conhecida como "Latin Jazz", foi um sucesso entre o público. "Manteca", uma das composições mais famosas de Pozo, tornada popular por Gillespie, é agora é um padrão entre os músicos cubanos e músicos do jazz. Pozo é lendário entre os percussionistas de hoje. Ele era um poderoso executante cujo estilo de vida rude através dos tempos o levou à sua trágica morte em 1948.

É importante notar que, durante este período, a maioria dos artistas estavam usando tumbadora apenas uma de cada vez. Esta foi a norma, uma vez que também a música folclórica utilizava apenas um homem por tambor. O músico geralmente creditado por ser o primeiro a utilizar mais de um tambor é Candido Camero (normalmente chamado apenas por seu primeiro nome). Candido chegou nos Estados Unidos em 1946, tocando percussão para uma companhia de dança. Nessa época ele estava tocando bongô e quinto ao mesmo tempo, e, mais tarde, em 1952, ele começou a utilizar regularmente duas tumbadoras. Ele também considera-se a primeira pessoa a utilizar três tumbadoras simultaneamente. Isto instaurou um aumento do nível de profissionalismo e um maior grau de coordenação para tocar estes instrumentos.



(*) Liner notas, Cuba: I Am Time, CD, Azul Jackel, 1997.
(**) John Storm Roberts, The Latin tinge: O Impacto de Música Latino-Americana sobre os Estados Unidos Membros. 1979; Nova Iorque: Oxford UP, 1999.

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