Acontece de 19 a 22 de agosto em Fortaleza no Ceará a Feira da Música 2009, chegando neste ano em sua 8ª edição. Com toda a programação gratuita a feira traz entre seus cursos e worrkshops:OFICINAS E TREINAMENTOS
Oficina de Percussão maracatu de baque virado
– Maracatu Brilhante de Iguarassú (PE)
– objetiva mostrar o estilo maracatu de baque virado e as diversas formas de toque dele.
Por Mestre Rogério, descendente da família de dona Olga e presidente do maracatu mais antigo do Brasil, tendo aprendido com o Mestre Gilmar; e Mestre Arlindo, um dos mais respeitados de Pernambuco por ter sido criado na cada do Mestre Luiz de França. Hoje à frente do maracatu Cambinda Africano.
AULAS-ESPETÁCULO E WORKSHOPS
Bateras Beat – Oficina Bateras 100% Brasil
– objetiva ensinar as peças do projeto Bateras 100% Brasil e outras. Serão discutidos: aplicação de rudimentos na bateria; paradiddles e double paradiddles em levadas e viradas; independência e coordenação; emiolas; técnicas up-down para mão e pé etc. Público alvo: interessados em bateria. Por Dino Verdade, formado pelo Miami Percussion Institute (EUA), idealizador do projeto Bateras 100% Brasil.
Workshop de Bateria – ministrada por Dino Verdade (SP), dia 19, das 16h às 17h.
Continuação do espaço anterior do Bateras Beat – Oficina Bateras 100% Brasil. Público alvo: interessados em bateria. Por Dino Verdade, formado pelo Miami Percussion Institute (EUA), idealizador do projeto Bateras 100% Brasil.
REUNIÕES, GRUPOS DE TRABALHO E ENCONTROS
Encontro do Movimento Música para Baixar (MPB)
– O encontro debaterá questões como direitos autorais, entidades representativas e novas tecnologias, além de questionar o projeto de lei de controle da internet. Como atividade, criaremos dentro desse espaço uma música coletiva como forma de problematização dos temas.
Por Gustavo Anitelli, sociólogo formado pela Universidade de São Paulo. Produtor executivo do espetáculo O Teatro Mágico; e Everton Rodrigues, educador popular, técnico e consultor em tecnologias livres. Participou da organização de todas as edições em Porto Alegre do Fórum Social Mundial e Acampamento Intercontinental da Juventude. Faz parte do projeto software livre Brasil e do movimento de Economia Solidária.
FUNARTE/MINC
Grupo de Trabalho 01: CIRCULAÇÃO
– Construindo a REDE MÚSICA BRASIL
- Este GT tem como objetivo a discussão dos diversos aspectos da circulação de música no país e no exterior debatendo o papel de entidades nacionais, feiras, casas de shows, festivais e eventos que fomentam a circulação, programas de exportação, editais de fomento, dentre outros assuntos de destaque que compõem o tema.
FUNARTE/MINC
Grupo de Trabalho 02 – COMUNICAÇÃO
– Construindo a REDE MÚSICA BRASIL
- Este GT tem como objetivo discutir os aspectos da construção de uma nova forma de comunicação para a promoção da nova cena musical brasileira dentro da perspectiva da democratização do acesso aos meios de comunicação, as novas possibilidades de apropriação dos meios digitais para realizar a promoção da música, a criação de veículos independentes, o papel das rádios públicas e meios de comunicação tradicionais, dentre outros aspectos que configuram essa nova forma de comunicar a produção musical brasileira.
FUNARTE/MINC
Grupo de Trabalho 03 – LEGISLAÇÃO
– Construindo a REDE MÚSICA BRASIL
- Este GT tem como objetivo a discussão dos diversos aspectos da legislação de música no Brasil passando pela avaliação e proposição de novos marcos legais que possam se adequar a nova realidade de produção, difusão e comercialização de música. Além disso o grupo debaterá aspectos da regulamentação da profissão e a proposição de uma nova regulamentação tributária e fiscal para o setor.
FUNARTE/MINC
Grupo de Trabalho 04 – FORMAÇÃO
– Construindo a REDE MÚSICA BRASIL
- Este GT tem como objetivo discutir os aspectos de formação profissional de músicos, técnicos e agentes da cadeia produtiva do setor. Além disso, irá debater a lei do ensino obrigatório de música nas escolas, dentre outros assuntos relevantes do tema.
Maiores informações Feira da Música 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário