Marcadores

VI Festival Música na Ibiapaba

De 25 de julho a 01 de agosto de 2009 acontece no Ceará o VI Festival Música na Ibiapaba.

Este ano, o VI Festival, numa parceria com Ministério da Cultura e demais colaboradores, realizará nas cidades do Maciço da Ibiapaba – Ipu, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croata, São Benedito, Ibiapina, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará, oficinas de iniciação musical, levando este resultado para dentro do VI Festival, numa ação de intercâmbio e troca de experiências, somando 72 oficinas ofertadas e atendendo a um público direto de aproximadamente 1.000 participantes.

Este encontro da música com a bela natureza da região serrana, contempla a rica diversidade de expressão da música brasileira popular, numa celebração que transformará a região em um laboratório vivo para vozes e instrumentos veiculadores dessa arte universal que é a musica.

Dentro dos cursos do núcleo de instrumentalização estão os seguintes cursos:

Bateria (nível médio). Prof. Ricardo Pontes (CE)
Experimentação e prática de bateria. Estudo de aperfeiçoamento do instrumento através de técnicas de execução, postura, afinação, levadas para os variados gêneros encontrados na música popular (samba, frevo, baião, funk, rock etc.) e elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e formas musicais.Pré-requisitos: Domínio técnico básico do instrumento e noções de leitura rítmica. O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito). Mínimo de 03 anos de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas

Bateria (nível avançado). Prof. Pascoal Meirelles (RJ)
Estudo de aperfeiçoamento no instrumento. Técnica. Postura. Gêneros da música popular. Elementos da escrita específica do instrumento. Conhecimento de condução com o contrabaixo e forma musical. Técnicas de improvisação, andamento e dinâmica. Estudo e criação de frases rítmicas. Aperfeiçoamento de “grooves”. Conhecimento de andamento e dinâmica de levada. Técnicas de condução do Hi-Hat e improvisação.Pré-requisitos: Domínio técnico do instrumento e de leitura rítmica. O aluno deverá trazer sua bolsa de baquetas: (vassourinha, baqueta de feltro, palito). Mínimo de 04 de prática de instrumento. Público alvo: Bateristas.

Percussão (nível médio). Prof. Ary Dias (RJ)
O método de ensino de percussão brasileira do percussionista Ary Dias foi especialmente criado tanto para alunos avançados como para iniciantes e de tal maneira que, num curto período de tempo, os avançados terão adquirido mais experiência musical e os iniciantes estarão se sentindo confiantes e com mais intimidade com os instrumentos. As aulas serão orientadas através de partituras ou de aulas práticas com todos os fundamentos teóricos, a depender do nível musical do aluno. Prática da técnica de execução dos instrumentos. Conhecimento básico da leitura rítmica. Trabalho com variados ritmos. Pré-requisitos: Desenvoltura com os instrumentos de percussão e noções de leitura rítmica. O aluno deverá trazer alguns instrumentos pequenos de percussão (ex: triângulo, pandeiro, caxixi, ganzá, cowbell, tamborim, bongô). Mínimo de 03 anos de prática do instrumento. Público alvo: Percussionistas.

Percussão (nível avançado). Prof. Ary Dias (RJ)
O método de ensino de percussão brasileira do percussionista Ary Dias foi especialmente criado tanto para alunos avançados como para iniciantes e de tal maneira que, num curto período de tempo, os avançados terão adquirido mais experiência musical e os iniciantes estarão se sentindo confiantes e com mais intimidade com os instrumentos. As aulas serão orientadas através de partituras ou de aulas práticas com todos os fundamentos teóricos, a depender do nível musical do aluno. Prática da técnica de execução dos instrumentos. Estudo avançado da leitura rítmica. Trabalho com variados ritmos, elaboração de arranjos e conceitos de solos.

Prática de conjunto de MPB/Jazz (nível médio/avançado). Profs. Pascoal Meirelles e Itamar Assiére (RJ)
Estudo de repertório específico para as diversas formações instrumentais na música popular brasileira e no jazz. Desenvolvimento das habilidades inerentes à prática em grupo. Dinâmica. Interpretação. Sociabilidade. Prática auditiva.Pré-requisitos: Alunos selecionados para oficinas do Núcleo Instrumental. Domínio técnico do instrumento e boa fluência de leitura de partituras. Mínimo de 04 anos de prática com o instrumento. Público alvo: Instrumentistas.

Prática de Banda de Música (nível avançado). Sandoval Moreno (PB)
Trabalhar os diversos naipes da banda em um repertório de música instrumental brasileira, abordando articulações e inflexões próprias à sua interpretação e performance, incluindo técnica, sonoridade. Os arranjos serão escritos especificamente para Banda de Música. Serão incluídos instrumentos como contrabaixo elétrico, bateria e percussão.Pré-requisitos: Alunos selecionados para as oficinas do núcleo instrumental. Mínimo de 04 anos de estudo do instrumento. Público alvo: Instrumentistas
Confira mais informações no site do festival

Nenhum comentário: