Marcadores

Pedro Sá é o novo professor de percussão da UFRJ

o mais novo recém integrado ao quadro docente efetivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro é Pedro Sá que foi aprovado em abril deste ano. Pedro é 1º timpanista e chefe do naipe de Percussão da Orquestra Petrobrás Sinfônica (OPES) desde 2002, sob a direção artística de Isaac Karabtchevsky. Apresentou-se no Festival Penderecki sobre regência do próprio compositor, além de renomados regentes e solistas nacionais e internacionais. Participou da tournée da OPES para o México, apresentando-se no XVII Festival Internacional de Música de Morelia.

Antes de se juntar à OPES, foi 1º timpanista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na qual ingressou aos 16 anos - fato raro em uma orquestra profissional, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, durante 12 anos. Com a OSB foi solista na estréia da Sinfonia n º 3 (Psalmi-Tehilim), para coro, orquestra de sopros, percussão com tímpanos concertantes, dois violões e contrabaixo, de Dawid Korechendler. Participou dos concertos no Lincoln Center (Nova York), dentre outros. É Timpanista desde os 13 anos de idade, tendo iniciado sua carreira na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, PR.

Foi aluno de Miguel Bernat e Ney Rosauro (percussão contemporânea), e de Arthur Lipner (vibrafone). Há 25 anos estuda com Luiz D’Anunciação (1º percussionista da OSB, licenciado), com quem foi solista na Sonata para Dois Pianos e Percussão de Béla Bartók. Fez cursos complementares de Orquestração e Instrumentação, com Nelson Macedo, e de Análise Musical, com Caio Senna. Entre seus trabalhos camerísticos destacam-se vários concertos com o Duo Sá e o Quarteto Dínamo de Percussão.

Foi colunista da revista Modern Drummer e lecionou no Festival de Música de Londrina. É mestre em Música pela UNIRIO como bolsista do CNPq e, em 2009, foi aprovado em concurso público para Professor de Percussão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde exerce atualmente a função de Professor Assistente e Diretor do Grupo de Percussão.

Nenhum comentário: